Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55809
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Catarina | - |
dc.contributor.author | DIAS, Rebeca | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T20:50:57Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T20:50:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-08 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rebeca Dias da Silva. O Lugar da Educação de Jovens e Adultos no Planejamento da Gestão Escolar de Duas Escolas Municipais de Recife. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Departamento de Política e Gestão da Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55809 | - |
dc.description.abstract | Este artigo propõe analisar qual o lugar que ocupa a Educação de Jovens e Adultos no planejamento da gestão escolar de duas escolas municipais do Recife (PE). Buscamos caracterizar os principais problemas relativos a esta modalidade de ensino nas escolas na perspectiva dos gestores, analisar como a EJA e seus desafios são apresentados no PPP e no Plano de Gestão, além de identificar como ocorre a participação dos estudantes nos espaços democráticos escolares. Nos baseamos na produção teórica de autores como Paro (2010; 1994; 1991) acerca da gestão democrática; Veiga (2019), Ganzeli (2001) e Santos (2020) sobre planejamento escolar e Arroyo (2005; 2006) e Ferreira e Rodrigues (2016) a respeito da EJA. Para alcançar os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa de campo exploratória, tendo como principal instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com os gestores dessas instituições e a análise documental dos PPPs e dos Planos de Gestão. A análise dos dados esteve amparada na proposta de Bardin (1988) e os resultados apontaram que o maior desafio enfrentado pela gestão em relação a EJA é a evasão escolar. Apesar das gestoras falarem sobre a relevância e necessidade de se pensar estratégias específicas para esses estudantes, como a Busca Ativa, percebemos nos documentos analisados a inexistência de referências à EJA ou de propostas pedagógicas que contemplem as especificidades da modalidade. Conclui-se que no planejamento da gestão das instituições a EJA persiste o lugar da marginalização. Ademais, os espaços democráticos que poderiam promover o pertencimento dos estudantes, não são frequentados pelos estudantes de maneira consistente, o que os afasta dos processos educacionais decisórios e diminui uma possível centralidade da EJA na construção do planejamento. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Escolar | pt_BR |
dc.title | O Lugar da Educação de Jovens e Adultos no Planejamento da Gestão Escolar de Duas Escolas Municipais de Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1555790967344768 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1747853991109365 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rebeca Dias da Silva Santos.pdf | 164,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons