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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55790
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Jadilson Ramos de | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, José Wilson | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T14:44:03Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T14:44:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, José Wilson. Orquestração documental: uma proposta para o desenvolvimento da gênese documental do professor por meio do Recurso Educacional Digital Função Resgate. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55790 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se insere na problemática da documentação de professores ao desenvolverem cenários de aprendizagem com o uso de um jogo para o ensino e a aprendizagem de funções matemáticas. Como objetivo geral, buscamos caracterizar a evolução da documentação do professor de matemática durante a concepção de cenários de aprendizagens, para o ensino do conteúdo de funções matemáticas relacionando o lúdico e o didático por meio do jogo Função Resgate e seu Guia Didático-pedagógico. Elaboramos um percurso metodológico de pesquisa de modo que os participantes se envolvessem em um processo formativo criativo de maneira individual, cooperativa e coletiva. Tomamos como base a Metodologia Reflexiva própria da Abordagem Documental do Didático e no conceito de Orquestração Documental que desenvolvemos em duas vertentes: (a) para projetar os recursos que facilite a documentação a partir das Orquestrações Instrumentais on-line em uma relação dialética, oferecendo uma forma particular de observar e orientar o aperfeiçoamento ou o redesenho de tais orquestrações e, (b) para otimizar o volume de dados produzidos pelos participantes e pelo pesquisador, fazendo consolidação e extração dos dados úteis aos objetivos da pesquisa. Para compor o percurso metodológico, foram elaboradas cinco Orquestrações Instrumentais on-line que, ao longo do processo, foram executadas de maneira individual, cooperativa e coletiva e de modos síncrono e assíncrono. Buscaremos identificar os recursos e esquemas que ele mobiliza para apoiar o seu desenvolvimento profissional. Um contrato metodológico foi estabelecido entre os participantes da pesquisa para ajustar, de forma conjunta, o dispositivo de coleta de dados. Também foram elaboradas grades de análise estruturada na metodologia reflexiva para cada Orquestração Instrumental on-line executada. Os dados revelaram: a organização e estrutura de sua gênese documental inicial na apropriação de um novo recurso e sob ele, pensar em possibilidades de uso; a evolução das gêneses documentais dos professores de forma individual, cooperativa e coletiva; fornece subsídios para designers, desenvolvedores programadores, entre outros profissionais desenvolver recursos dessa categoria. Como resultados principais, temos: (i) a Orquestração Documental envolve a organização, uso e manipulação de recursos, que permite ao pesquisador orientar e guiar os participantes da pesquisa na sua gênese documental por meio da utilização de recursos diversos e da estruturação de esquemas de utilização desses recursos. Também, para organizar de forma sistemática e otimizada a análise da evolução da gênese documental de cada participante, seja individual, cooperativa ou coletiva. Além disso, os dados revelaram que (ii) houve mobilização de esquemas mentais que evoluem durante a apropriação do RED e seu Guia, na percepção do conhecimento matemático e tomadas de decisões, na descrição das possibilidades de uso, na exploração do Guia para o entendimento do RED, no desenvolvimento de cenários de aprendizagens de maneira individual, cooperativa e coletiva. (iii) O percurso metodológico adotado permitiu a caracterização da evolução da gênese documental e deu sustentação ao desenvolvimento dos elementos conceituais da Orquestração Documental. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Abordagem documental | pt_BR |
dc.subject | orquestração documental | pt_BR |
dc.subject | cenários de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | orquestração instrumental on-line | pt_BR |
dc.subject | jogo digital Função Resgate | pt_BR |
dc.title | Orquestração documental : uma proposta para o desenvolvimento da gênese documental do professor por meio do Recurso Educacional Digital Função Resgate | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7267929895878445 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828404099372063 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is inserted in the problem of teacher documentation when developing learning scenarios using a game for teaching and learning mathematical functions. As a general objective, we seek to characterize the evolution of the mathematics teacher’s documentation during the conception of learning scenarios, for the teaching of mathematical functions content relating the playful and the didactic through the game Função Resgate and its Didactic-pedagogical Guide. We elaborated a methodological research path so that the participants would engage in a creative formative process individually, cooperatively, and collectively. We based ourselves on the Reflexive Methodology of the Didactic Documentary Approach and the concept of Documentary Orchestration that we developed in two aspects: (a) to design resources that facilitate documentation from online Instrumental Orchestrations in a dialectical relationship, offering a particular way to observe and guide the improvement or redesign of such orchestrations and, (b) to optimize the volume of data produced by the participants and the researcher, consolidating and extracting useful data for the research objectives. To compose the methodological path, five online Instrumental Orchestrations were elaborated, which, throughout the process, were executed individually, cooperatively, and collectively, and in synchronous and asynchronous modes. We will seek to identify the resources and schemes that it mobilizes to support its professional development. A methodological contract was established among the research participants to jointly adjust the data collection device. Analysis grids were also elaborated structured in the reflexive methodology for each online Instrumental Orchestration executed. The data revealed: the organization and structure of its initial documentary genesis in the appropriation of a new resource and under it, thinking about possibilities of use; the evolution of the teachers’ documentary genesis individually, cooperatively, and collectively; it provides subsidies for designers, developers, programmers, among other professionals to develop resources of this category. As main results, we have: (i) the Documentary Orchestration involves the organization, use, and manipulation of resources, which allows the researcher to guide and guide the research participants in their documentary genesis through the use of various resources and the structuring of schemes for the use of these resources. Also, to systematically and optimally organize the analysis of the evolution of each participant’s documentary genesis, whether individual, cooperative, or collective. In addition, the data revealed that (ii) there was mobilization of mental schemes that evolve during the appropriation of the RED and its Guide, in the perception of mathematical knowledge and decision-making, in the description of the possibilities of use, in the exploration of the Guide for the understanding of the RED, in the development of learning scenarios individually, cooperatively, and collectively. (iii) The methodological path adopted allowed the characterization of the evolution of the documentary genesis and supported the development of the conceptual elements of the Documentary Orchestration. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4727708481050412 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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