Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55778
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAIS, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Cibelle Nayara Sena dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T13:40:16Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T13:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cibelle Nayara Sena dos. Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem risco de sufocação em pré-escolares. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55778 | - |
dc.description.abstract | O estudo teve como objetivo validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem “Risco de Sufocação” em pré-escolares no ambiente de educação infantil. Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada em duas etapas: validade teórico-causal e a validação de conteúdo por juízes. Para a primeira etapa, foi realizada a construção de uma Teoria de Médio Alcance por meio da identificação dos elementos (atributos críticos e antecedentes), definições conceituais e operacionais, a realização do pictograma, proposições e relações causais. Essa etapa foi ancorada pelo modelo teórico de Dorothea Orem. A análise de conceito foi fundamentada pelo método de Walker e Avant, operacionalizada diante revisão integrativa da literatura, em oito passos: seleção do conceito, determinação dos objetivos da análise conceitual, identificação dos possíveis usos do conceito, determinação dos atributos críticos ou essenciais, construção de um caso modelo, desenvolvimento de outros casos, identificação de antecedentes e consequentes do conceito e definição de referências empíricas para os atributos essenciais. A busca se deu nas bases de dados: Pubmed Central (PMC), MEDLINE, CINAHL, LILACS, Scopus e BDENF, com os descritores “Fatores de risco”, “sufocação”, “pré-escolar”, “educação em saúde”, “Profissionais de enfermagem pediátrica” e suas respectivas traduções nos idiomas português e inglês no período de 2018 a 2022. A amostra foi composta por 12 artigos e foi possível identificar oito atributos, oito fatores de risco e três populações em risco. Foi possível sugerir a revisão da definição, fatores de risco e inclusão das populações em risco do diagnóstico, com finalidade de contribuir com a NANDA-I atualizando o Diagnóstico de Enfermagem. Utilizou-se de livros e artigos acerca da temática para construir as definições conceituais e operacionais que embasaram o pictograma, as proposições e relações de causalidade. A segunda etapa, foi realizada com 48 enfermeiros juizes por meio da abordagem da sabedoria coletiva. Consistiu na validação de conteúdo dos indicadores diagnósticos quanto à definição, atributos, fatores de risco e populações em risco a fim de propor educação em saúde na identificação dos riscos e assim planejar a prevenção, a partir da Teoria de Médio Alcance. Foi adotado o Intervalo de Confiança do Índice de Validade de Conteúdo ≥ 0,8 para adequação dos itens avaliados. Dentre as definições sugeridas, elaboradas a partir dos atributos críticos encontrados na literatura, a que mais se aproximou ao diagnóstico em questão foi acatada. Já os oito fatores de risco apresentados, seis foram considerados válidos, destes alguns foram renomeados e acrescentado mais um fator, resultando sete. Além disso, o estudo pode contribuir com a inserção de três populações em risco, conforme identificado na literatura e validação por juízes. Espera-se que este estudo possa subsidiar o enfermeiro em sua prática assistencial na identificação do risco em estudo e contribuir com a NANDA-I em sua atualização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diagnóstico de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Estudo de validação | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Sufocação | pt_BR |
dc.title | Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem risco de sufocação em pré-escolares | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Ana Paula Esmeraldo | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0212334513012872 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2601838917801024 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study aimed to validate the content of the nursing diagnosis “Risk of Suffocation” in preschoolers in the early childhood education environment. This is methodological research, carried out in two stages: theoretical-causal validity and content validation by judges. For the first stage, the construction of a Medium Range Theory was carried out through the identification of elements (critical attributes and antecedents), conceptual and operational definitions, the realization of the pictogram, propositions and causal relationships. This stage was anchored by the theoretical model of Dorothea Orem. Concept analysis was based on the Walker and Avant method, operationalized through an integrative literature review, in eight steps: concept selection, experience of the conceptual analysis objectives, identification of possible uses of the concept, acquired critical or essential attributes, construction of a model case, development of other cases, identification of antecedents and consequences of the concept and definition of empirical references for the essential attributes. The search was carried out in the databases: Pubmed Central (PMC), MEDLINE, CINAHL, LILACS, Scopus and BDENF, with the descriptors "Risk factors", "suffocation", "pre-school", "health education", “Pediatric nursing professionals” and their respective translations in Portuguese and English from 2018 to 2022. The sample consisted of 12 articles and it was possible to identify eight attributes, eight risk factors and three at risk. It was possible to suggest a revision of the definition, risk factors and inclusion of possibilities at risk of the diagnosis, with the purpose of contributing to NANDA-I by updating the Nursing Diagnosis. Books and articles on the subject were used to build the conceptual and operational definitions that supported the pictogram, propositions and causal relationships. The second stage was performed with 48 judge nurses through the collective wisdom approach. It consisted of validating the content of the diagnostic indicators regarding definition, attributes, risk factors and those included in risk in order to propose health education in the identification of risks and thus plan prevention, based on the Medium Range Theory. The Content Validity Index Confidence Interval ≥ 0.8 was adopted for satisfaction of the evaluated items. Among the suggested definitions, elaborated from the criteria found in the literature, the one that came closest to the diagnosis in question was accepted. As for the eight risk factors presented, six were considered valid, of which some were renamed and one more factor was added, there were seven. In addition, the study can contribute to the insertion of three children at risk, as identified in the literature and validation by judges. It is hoped that this study can support nurses in their care practice in identifying the risk under study and contribute to updating NANDA-I. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0414624985066692 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cibelle Nayara Sena dos Santos.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons