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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Ticia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorGUSMÃO, MARIANA-
dc.date.accessioned2024-04-04T17:21:21Z-
dc.date.available2024-04-04T17:21:21Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2024-03-27-
dc.identifier.citationGUSMÃO, Mariana. Processos de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: estratégias pedagógicas de professoras da educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55725-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores da Educação básica que atuam com crianças com deficiência intelectual. Desenvolvemos um estudo de campo em duas escolas públicas da Rede Municipal do Recife, no estado de Pernambuco. Utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, realizadas com 10 professores de salas de aula regulares que possuem estudantes com deficiência intelectual cursando entre o 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. Os resultados apontam que o debate acerca da educação inclusiva está presente nas práticas pedagógicas dos professores. A alfabetização de estudantes com deficiência intelectual é vista como um desafio, mas os professores acreditam que é possível superar as limitações e desenvolver o potencial de cada aluno. Estratégias de adaptação variam, incluindo tarefas adaptadas, atividades inclusivas e currículo adaptado. Os resultados da pesquisa podem contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento pleno desses alunospt_BR
dc.format.extent18pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleProcessos de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: estratégias pedagógicas de professores da educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8073258704556411pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación tiene como objetivo indagar en las estrategias pedagógicas desarrolladas por docentes de educación básica que trabajan con niños con discapacidad intelectual. Desarrollamos un estudio de campo en dos escuelas públicas de la Red Municipal de Recife, en el estado de Pernambuco. Como instrumento de recolección de datos se utilizó entrevistas semiestructuradas, realizadas a 10 docentes de aulas regulares que tienen estudiantes con discapacidad intelectual cursando entre 1° y 5° año de primaria I. Los resultados indican que el debate sobre la educación inclusiva está presente en las prácticas pedagógicas de los docentes. La alfabetización de estudiantes con discapacidad intelectual se considera un desafío, pero los docentes creen que es posible superar las limitaciones y desarrollar el potencial de cada estudiante. Las estrategias de adaptación varían, incluidas tareas adaptadas, actividades inclusivas y planes de estudios adaptados. Los resultados de la investigación pueden contribuir a la mejora de las prácticas pedagógicas y al desarrollo pleno de estos estudiantes.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

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