Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55725
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Ticia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | GUSMÃO, MARIANA | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-04T17:21:21Z | - |
dc.date.available | 2024-04-04T17:21:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | GUSMÃO, Mariana. Processos de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: estratégias pedagógicas de professoras da educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55725 | - |
dc.description | 10 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores da Educação básica que atuam com crianças com deficiência intelectual. Desenvolvemos um estudo de campo em duas escolas públicas da Rede Municipal do Recife, no estado de Pernambuco. Utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, realizadas com 10 professores de salas de aula regulares que possuem estudantes com deficiência intelectual cursando entre o 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. Os resultados apontam que o debate acerca da educação inclusiva está presente nas práticas pedagógicas dos professores. A alfabetização de estudantes com deficiência intelectual é vista como um desafio, mas os professores acreditam que é possível superar as limitações e desenvolver o potencial de cada aluno. Estratégias de adaptação variam, incluindo tarefas adaptadas, atividades inclusivas e currículo adaptado. Os resultados da pesquisa podem contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento pleno desses alunos | pt_BR |
dc.format.extent | 18 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Intelectual | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Processos de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: estratégias pedagógicas de professores da educação básica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8073258704556411 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta investigación tiene como objetivo indagar en las estrategias pedagógicas desarrolladas por docentes de educación básica que trabajan con niños con discapacidad intelectual. Desarrollamos un estudio de campo en dos escuelas públicas de la Red Municipal de Recife, en el estado de Pernambuco. Como instrumento de recolección de datos se utilizó entrevistas semiestructuradas, realizadas a 10 docentes de aulas regulares que tienen estudiantes con discapacidad intelectual cursando entre 1° y 5° año de primaria I. Los resultados indican que el debate sobre la educación inclusiva está presente en las prácticas pedagógicas de los docentes. La alfabetización de estudiantes con discapacidad intelectual se considera un desafío, pero los docentes creen que es posible superar las limitaciones y desarrollar el potencial de cada estudiante. Las estrategias de adaptación varían, incluidas tareas adaptadas, actividades inclusivas y planes de estudios adaptados. Los resultados de la investigación pueden contribuir a la mejora de las prácticas pedagógicas y al desarrollo pleno de estos estudiantes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarianaTCC2_Artigo.PDF | 192,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons