Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55655

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Luciana Pedrosa-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Mariah Stephanie Albuquerque de-
dc.date.accessioned2024-03-27T16:20:20Z-
dc.date.available2024-03-27T16:20:20Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariah Stephanie Albuquerque de. Dificuldades relacionadas aos cuidados vivenciadas por cuidadores sociais nas instituições de acolhimento infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55655-
dc.description.abstractO cuidador social é responsável pelo cuidado integral de crianças em situação de acolhimento, função que pode suscitar dificuldades no cotidiano de trabalho. O estudo objetivou descrever as dificuldades vivenciadas pelos cuidadores sociais nas instituições de acolhimento infantil. Estudo transversal realizado com 77 cuidadores de crianças de zero a seis anos em quatro unidades de acolhimento do Recife: Acalanto, Acolher, Aconchego e Doce Lar, no período de julho a setembro de 2022. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais. Para a análise descritiva calculou-se frequências simples e relativa. Para verificar a associação das variáveis sociodemográficas e capacitação profissional com as dificuldades no cuidado utilizou-se os testes Qui-quadrado e Exato de Fisher, considerando o nível de significância de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. As dificuldades mais prevalentes foram lidar com a criança com transtorno/déficit cognitivo (85,2%), agressivas (58,7%), portadoras de doenças crônicas/infecciosas/malformações (41,0%), manusear dispositivos de saúde (51,3%), atuar em acidentes/primeiros socorros (46,8%), e a qualidade da dieta ofertada (37,8%). Observou-se associações da escolaridade com a dificuldade de cuidar da saúde/adoecimento infantil (p-valor: 0,036) e dificuldade em entender as fases do desenvolvimento infantil (p-valor: 0,037); e entre a renda com a dificuldade de lidar com a criança vítima de violência (p-valor: 0,041). Os cuidadores possuem dificuldades especialmente nos domínios de saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectcuidadorespt_BR
dc.subjectcuidado da criançapt_BR
dc.subjectcriança institucionalizadapt_BR
dc.titleDificuldades relacionadas aos cuidados vivenciadas por cuidadores sociais nas instituições de acolhimento infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Bárbara Letícia Cruz dos-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8446588840589977pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9684162595235171pt_BR
dc.description.abstractxThe social caregiver is responsible for the comprehensive care of children in foster care, a role that can cause difficulties in daily work. The study aimed to describe the difficulties related to care experienced by social caregivers in childcare institutions. Cross-sectional study carried out with 77 caregivers of children aged zero to six years in four reception units in Recife: Acalanto, Acolher, Aconchego and Doce Lar. Data were collected through individual interviews. For the descriptive analysis, simple and relative frequencies were calculated. To verify the association of sociodemographic variables and professional training with difficulties in care, the Chi-square and Fisher's Exact tests were used. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco. The most prevalent difficulties were dealing with children with cognitive disorders/deficits (85.2%), aggressive (58.7%), those with chronic/infectious diseases/malformations (41.0%), handling health devices (51 .3%), act in accidents/first aid (46.8%), and the quality of the diet offered (37.8%). Associations between education level and difficulty in taking care of children's health/illness (p-value: 0.036) and difficulty in understanding the stages of child development (p-value: 0.037) were observed; and between income and the difficulty of dealing with a child victim of violence (p-value: 0.041). Caregivers have difficulties especially in the areas of early learning, responsive care and healt.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3766073079984182pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7923-7614pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariah Stephanie Albuquerque de Oliveira..pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons