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Título : Desenvolvimento da morfossintaxe em crianças autistas com a implementação do método DHACA
Autor : SILVA, Matheus Phellipe Santos
Palabras clave : autismo; comunicação; fonoaudiologia; auxiliares de comunicação para pessoas com deficiência; linguagem infantil
Fecha de publicación : 7-mar-2024
Citación : Silva, M. P. S. F.; Desenvolvimento da morfossintaxe em crianças autistas com a implementação do método DHACA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Objetivo: Investigar se o método de Desenvolvimento das Habilidades Comunicacionais no Autismo (DHACA) promove o desenvolvimento da morfossintaxe em crianças autistas não verbais e minimamente verbais. Métodos: Estudo do tipo série de casos com amostra composta por 12 crianças enquadradas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 2 e 5 anos de idade não-verbais ou minimamente verbais. Foram realizadas de 16 a 20 sessões de intervenção com uso da comunicação alternativa por meio do método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA) sendo utilizado um livro de comunicação alternativa de baixa tecnologia. Resultados: Após a intervenção, duas (16,67%) crianças adquiriram habilidade 2, oito (66,67%) a terceira e outras duas (16,67%) a quarta habilidade. As crianças apresentaram níveis de construção frasal heterogênea com aumento de palavras de classes gramaticais variadas, tendo em vista as habilidades comunicativas alcançadas após intervenção, atingindo estruturas morfossintáticas compostas por 3 a 7 palavras, com funções pragmáticas diversas. Conclusão: A intervenção com a implementação do método DHACA contribuiu para o desenvolvimento morfossintático, evidenciado pelo aumento da extensão e complexidade das frases, ampliação do vocabulário, por meio de um sistema robusto de comunicação alternativa de baixa tecnologia promovendo maior funcionalidade comunicativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55644
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fonoaudiologia

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