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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55616
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Thiago Ramos de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dallara Jeniffer da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T14:03:08Z | - |
dc.date.available | 2024-03-26T14:03:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dallara Jeniffer da. Telas e inclusão: a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55616 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa retrata sobre a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial na educação básica, através de artigos do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), Congresso Internacional de Educação e Inclusão (CINTEDI) e o Congresso Nacional de Educação (CONEDU), a fim de compreender como os pesquisadores retratam o papel do intérprete frente à essa nova e complexa modalidade de ensino. Para tanto, entende-se que a educação deve estar direcionada para o exercício da cidadania, respeito e é claro, a escolarização, reconhecendo a educação como direito de todo o ser humano. Entretanto, é inegável os desafios que houveram para integrar as pessoas surdas no seu direito de ter acesso a uma educação integral, transformadora e emancipatória durante a pandemia de COVID-19. Desse modo, através dos achados da pesquisa, conclui-se que, os artigos apresentam o Intérprete de Libras como mais que uma ponte de comunicação entre surdo e ouvinte, mas também auxiliam no desenvolvimento de competências acadêmicas aos estudantes surdos e permitir-lhes participar ativamente nas interações no ensino remoto seja professor-regente e aluno surdo quanto aluno ouvinte e alunos surdo, expandir as suas habilidades sociais e emocionais e, obviamente, garantir os direitos dos alunos surdos e promover um ambiente escolar mais igualitário e inclusivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
dc.subject | Alunos Surdos | pt_BR |
dc.subject | Intérprete de Libras | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Telas e inclusão: a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4476590509557435 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8891142340190154 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research portrays the role of the Libras Interpreter in Emergency Remote Teaching in basic education, through articles from the Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), the Congresso Internacional de Educação e Inclusão (CINTEDI) and the Congresso Nacional de Educação (CONEDU), in order to to understand how researchers portray the role of the interpreter in this new and complex teaching modality. To this end, it is understood that education must be directed towards the exercise of citizenship, respect and, of course, schooling, recognizing education as a right for every human being. However, the challenges there were to integrate deaf people in their right to have access to a comprehensive, transformative and emancipatory education during the COVID-19 pandemic are undeniable. Thus, through the research findings, it is concluded that the articles present the Libras Interpreter as more than a communication bridge between deaf and hearing people, but also help in the development of academic skills for deaf students and allow them to actively participate in interactions in remote education, whether teacher-director and deaf student or hearing student and deaf students, expands their social and emotional skills and, obviously, guarantees the rights of deaf students and promotes a more egalitarian and inclusive school environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Dallára Jeniffer da Silva.pdf | 472,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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