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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55616

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dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Thiago Ramos de-
dc.contributor.authorSILVA, Dallara Jeniffer da-
dc.date.accessioned2024-03-26T14:03:08Z-
dc.date.available2024-03-26T14:03:08Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Dallara Jeniffer da. Telas e inclusão: a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55616-
dc.description.abstractA presente pesquisa retrata sobre a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial na educação básica, através de artigos do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), Congresso Internacional de Educação e Inclusão (CINTEDI) e o Congresso Nacional de Educação (CONEDU), a fim de compreender como os pesquisadores retratam o papel do intérprete frente à essa nova e complexa modalidade de ensino. Para tanto, entende-se que a educação deve estar direcionada para o exercício da cidadania, respeito e é claro, a escolarização, reconhecendo a educação como direito de todo o ser humano. Entretanto, é inegável os desafios que houveram para integrar as pessoas surdas no seu direito de ter acesso a uma educação integral, transformadora e emancipatória durante a pandemia de COVID-19. Desse modo, através dos achados da pesquisa, conclui-se que, os artigos apresentam o Intérprete de Libras como mais que uma ponte de comunicação entre surdo e ouvinte, mas também auxiliam no desenvolvimento de competências acadêmicas aos estudantes surdos e permitir-lhes participar ativamente nas interações no ensino remoto seja professor-regente e aluno surdo quanto aluno ouvinte e alunos surdo, expandir as suas habilidades sociais e emocionais e, obviamente, garantir os direitos dos alunos surdos e promover um ambiente escolar mais igualitário e inclusivo.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectAlunos Surdospt_BR
dc.subjectIntérprete de Libraspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleTelas e inclusão: a atuação do Intérprete de Libras no Ensino Remoto Emergencial para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4476590509557435pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8891142340190154pt_BR
dc.description.abstractxThis research portrays the role of the Libras Interpreter in Emergency Remote Teaching in basic education, through articles from the Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), the Congresso Internacional de Educação e Inclusão (CINTEDI) and the Congresso Nacional de Educação (CONEDU), in order to to understand how researchers portray the role of the interpreter in this new and complex teaching modality. To this end, it is understood that education must be directed towards the exercise of citizenship, respect and, of course, schooling, recognizing education as a right for every human being. However, the challenges there were to integrate deaf people in their right to have access to a comprehensive, transformative and emancipatory education during the COVID-19 pandemic are undeniable. Thus, through the research findings, it is concluded that the articles present the Libras Interpreter as more than a communication bridge between deaf and hearing people, but also help in the development of academic skills for deaf students and allow them to actively participate in interactions in remote education, whether teacher-director and deaf student or hearing student and deaf students, expands their social and emotional skills and, obviously, guarantees the rights of deaf students and promotes a more egalitarian and inclusive school environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
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