Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55611

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Isabella Macário Ferro-
dc.contributor.authorMELO, Danúbia Vieira de-
dc.date.accessioned2024-03-26T12:33:28Z-
dc.date.available2024-03-26T12:33:28Z-
dc.date.issued2024-02-02-
dc.identifier.citationMELO, Danúbia Vieira de. Sequência didática e uso de literatura de cordel como recurso pedagógico no ensino da prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTAs). 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Sanro Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55611-
dc.description.abstractAs Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são originadas pela ingestão de alimentos ou água contaminados por microrganismos que, em sua maior parte, são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. As DTAs podem se apresentar desde ligeiras indisposições à situações que requerem cuidados hospitalares ou mesmo culminarem em morte. Dentre os principais sintomas estão náuseas, vômitos e diarreias, acompanhadas, ou não, de febre. No cotidiano é perceptível a desinformação das pessoas sobre os cuidados básicos de higiene e manipulação dos alimentos, além de formas de prevenção contra DTAs. Diante disso, o ensino de biologia deve abordar este tema relacionado ao cotidiano do aluno, buscando utilizar uma estratégia mais dinâmica e de linguagem simples, para que este conteúdo também possa ser trabalhado de forma interdisciplinar, incluindo, como recurso didático, uma sequência didática e o cordel como ferramenta de auxílio no ensino e prevenção destas doenças. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com dados coletados por meio de questionários semiestruturados que foram aplicados com os estudantes de uma Escola de Referência em Ensino Médio, possibilitando na compreensão das dificuldades dos alunos na abordagem do tema. A pesquisa foi amparada na elaboração e aplicação de uma sequência didática, que teve início com a apresentação do problema e uma aula de campo. Nela foram valorizados os conhecimentos prévios dos estudantes, como também sua autonomia na elaboração de hipóteses. A SD foi finalizada, após uma oficina de cordel, onde os estudantes aplicaram os conhecimentos adquiridos sobre DTAs, na construção de um cordel, e em seguida puderam compartilhar seu trabalho com a comunidade escolar. A metodologia, desenvolvida e aplicada nesta Sequência Didática, apresentou bons resultados na construção dos conhecimentos, sobre doenças transmitidas por alimentos e seus métodos de prevenção. Também favoreceu o desenvolvimento de algumas habilidades e competências necessárias, para o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes como cidadãos críticos e reflexivos, além de proporcionar, aos estudantes, uma melhor compreensão do tema abordado, por meio da interdisciplinaridade e da participação dos alunos na construção de seu conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDoenças Transmitidas por Alimentospt_BR
dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleSequência didática e uso de literatura de cordel como recurso pedagógico no ensino da prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTAs)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6100118770311057pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3490683084560044pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxFoodborne Diseases (DTAs) are caused by the ingestion of food or water contaminated by microorganisms which, for the most part, are infections caused by bacteria and their toxins, viruses and parasites. DTAs can range from mild indisposition to situations that require hospital care or even culminate in death. Among the main symptoms are nausea, vomiting and diarrhea, accompanied or not by fever. In everyday life, people's lack of information about basic hygiene and food handling, as well as ways to prevent DTAs, is noticeable. Therefore, biology teaching must address this topic related to the student's daily life, seeking to use a more dynamic and simple language strategy, so that this content can also be worked on in an interdisciplinary way, including, as a teaching resource, a didactic sequence and the cordel as a tool to help teach and prevent these diseases. Therefore, this is a qualitative research, with data collected through semi-structured questionnaires that were applied to students at a High School Reference School, making it possible to understand the students' difficulties in approaching the topic. The research was supported by the elaboration and application of a didactic sequence, which began with the presentation of the problem and a field class. It valued the students' prior knowledge, as well as their autonomy in developing hypotheses. The SD was completed after a string workshop, where students applied the knowledge acquired about DTAs to build a string, and were then able to share their work with the school community. The methodology, developed and applied in this Didactic Sequence, presented good results in building knowledge about foodborne diseases and their prevention methods. It also favored the development of some skills and competencies necessary for the development of students' learning as critical and reflective citizens, in addition to providing students with a better understanding of the topic addressed, through interdisciplinarity and student participation in the construction of your knowledge.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Danúbia Vieira de Melo.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons