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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55584

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorNEVES, Lucas Cristaldo dos Santos-
dc.date.accessioned2024-03-25T18:23:15Z-
dc.date.available2024-03-25T18:23:15Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2024-03-19-
dc.identifier.citationNEVES, Lucas Cristaldo dos Santos. Educação Financeira: concepções de professores dos anos finais do Ensino Fundamental. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55584-
dc.description.abstractA educação financeira (EF) não é um tema novo, apesar de sua inserção nos currículos nacionais ter acontecido em 2017, desde 2010, a Estratégia Nacional de Educação Financeira foi elaborada para fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. No entanto, como informa a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em 2018, o desempenho dos jovens alunos brasileiros, na prova do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, que testa o letramento financeiro, foi o 4º pior entre 77 países. Dessa maneira, disseminar a EF no país passou a ser algo essencial e inadiável. E para tanto, emerge a figura do professor, como o principal sujeito para mediar o conhecimento sobre a educação financeira escolar (EFE). Por isso, este estudo tem como problemática: quais são as concepções sobre educação financeira de um grupo de professores dos anos finais do Ensino Fundamental? Para tanto, busca investigar as concepções sobre EF desse grupo de professores sob o viés da Educação Matemática Crítica (EMC) tratada por Skovsmose. Assim, busca conhecer seus aspectos sociais de formação e experiência profissionais, identificar seus tipos de conhecimentos e, simultaneamente, à luz da EMC, caracterizar, os possíveis ambientes de aprendizagem que seriam desenvolvidos por esses professores, a partir dos seus relatos. A presente pesquisa foi realizada com um grupo de professores de Matemática da rede municipal da cidade de Caruaru, estado de Pernambuco. Metodologicamente, foi aplicado um questionário ao grupo de professores com dois eixos, voltados para o perfil formativo e a proximidade com a temática da educação financeira. Apesar das dificuldades com as formações e concepções dos participantes quanto à abordagem da EFE, considerando a teoria da EMC de Skovsmose, a maioria dos professores indicou desenvolver discussões sociais, em seus ambientes de aprendizagem, dotadas de reflexão e criticidade.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectEducação Financeira Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleEducação financeira: concepções de professores dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1875584850344727pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxFinancial Education (FE) is not a new topic, despite its inclusion in national curricula in 2017, since 2010, the National Financial Education Strategy has been designed to provide and support actions that help the population make more autonomous financial decisions and conscious. However, as reported by the Organization for Economic Cooperation and Development, in 2018, the performance of young Brazilian students, in the International Student Assessment Program test, which tests financial literacy, was the 4th worst among 77 countries. In this way, disseminating PE in the country became essential and urgent. And to this end, the figure of the teacher emerges as the main subject to mediate knowledge about School Financial Education (EFE). Therefore, this study has the following problem: what are the conceptions about financial education of a group of teachers in the final years of Elementary School? To this end, it seeks to investigate the conceptions about PE of this group of teachers from the perspective of Critical Mathematics Education (CME) treated by Skovsmose. Thus, it seeks to understand their social aspects of professional training and experience, identify their types of knowledge and, simultaneously, in the light of CME, characterize the possible learning environments that would be developed by these teachers, based on their reports. This research was carried out with a group of Mathematics teachers from the municipal network in the city of Caruaru, state of Pernambuco. Methodologically, a questionnaire was applied to the group of teachers with two axes, focused on the training profile and proximity to the topic of financial education. Despite the difficulties with the participants' training and conceptions regarding the EFE approach, considering Skovsmose's CME theory, the majority of teachers indicated developing social discussions, in their learning environments, endowed with reflection and criticality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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