Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55564

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Germannya D'Garcia Araujo-
dc.contributor.authorSILVA, Thais Gonçalves da-
dc.date.accessioned2024-03-21T16:16:26Z-
dc.date.available2024-03-21T16:16:26Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2024-03-08-
dc.identifier.citationSILVA, Thais. Para além da etiqueta: Um estudo sobre a influência dos estímulos táteis nos talheres da mesa posta. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55564-
dc.description.abstractCom a mudança da rotina imposta pela quarentena após a pandemia do ano 2020, observa-se um interesse no mercado em apresentar produtos para compor a mesa nas casas brasileiras. Nesse movimento pode-se observar o aquecimento do mercado de decoração tanto nas lojas físicas como no e-commerce na oferta de talheres. Todavia, as indústrias de cutelaria brasileiras carecem de estudos sobre os atributos estéticos mais assertivos para uma maior aceitação do consumidor final. Na tentativa de colaborar com essa demanda, o presente estudo objetiva analisar em que medida os talheres de aço inox, produzidos industrialmente no Brasil, afetam os usuários na cidade de Caruaru. A ideia é identificar a relação usuário com o objeto, através de um estudo experimental, apoiados no Design Emocional. O desenho da pesquisa consistiu em: 1) uma análise de mercado em lojas físicas e site de e-commerces para identificar os talheres nacionais com melhores avaliações pelos usuários; 2) aplicação de um protocolo de auto relato para avaliação das emoções de afeto positivo e negativo (PANAS). Os talheres selecionados foram apresentados aos voluntários em dois momentos: háptico e visual. Como resultado observou-se que os talheres com ranhuras sutis e pesado afetaram positivamente os usuários, enquanto os talheres extremamente lisos e leves ou com presença de textura visual na superfície afetaram negativamente a maioria dos usuários.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCutelariapt_BR
dc.subjectEstímulospt_BR
dc.subjectSuperfíciept_BR
dc.subjectAvaliação Emocionalpt_BR
dc.titlePara além da etiqueta: um estudo sobre a influência dos estímulos táteis dos talheres na mesa posta.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0237996809524149pt_BR
dc.description.abstractxWith the change in routine imposed by the quarantine in the COVID-19 pandemic, there has been a growing interest in the market of presenting products to be part of the dining table in Brazilian homes. In this scenario, it can be observed an upturn of the decoration market both in physical stores and in e-commerce in the supply of cutlery. However, Brazilian cutlery industries lack studies on the most assertive aesthetic attributes for greater acceptance by the end consumer. In an attempt to collaborate with this demand, this study aims to analyze the extent to which stainless steel cutlery, industrially produced in Brazil, affects users in the city of Caruaru. The idea is to identify the user relationship with the object, through an experimental study, based on Emotional Design. The research design consisted of: 1) a market analysis in physical stores and e-commerce websites to identify the national cutlery with the best user reviews; 2) application of a self-report protocol to assess positive and negative affect emotions (PANAS). The selected cutlery was presented to the volunteers in two moments: haptic and visual. As a result, it was observed that cutlery with subtle grooves and heavy weight positively affected users, while extremely smooth and light cutlery or cutlery with the presence of visual texture on the surface negatively affected the majority of users.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thais Gonçalves da Silva.pdf3,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons