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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDORNELAS, Jairo Simião-
dc.contributor.authorSANTOS, Helder Caran Ferreira dos-
dc.date.accessioned2024-03-20T19:52:29Z-
dc.date.available2024-03-20T19:52:29Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Helder Caran Ferreira dos. Variantes para participação social na construção de políticas de gestão universitária no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco: projeções a reboque da tecnologia da informação e comunicação. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55528-
dc.description.abstractA presente dissertação se inscreve no rol de trabalhos acerca do uso de artefatos de tecnologia da informação e comunicação como suporte à participação social, tendo como pano de fundo o projetado Conselho Social do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Utilizando-se da estratégia do estudo de caso, a presente pesquisa teve como objetivo geral estimar as variantes para participação dos Conselheiros Sociais no Conselho Social do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco baseadas em tecnologia da informação e comunicação, na formulação e no acompanhamento de políticas sociais na gestão do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Em termos de metodologia, os dados coletados foram analisados por meio de grade de análise para os documentos e de análise de conteúdo para as entrevistas. As análises buscaram como resultados, uma série de variantes de participação apoiadas em tecnologia da informação e comunicação, que foram desde o uso de videoconferências, até a utilização de formulários eletrônicos. Também foram listadas variantes sem suporte efetivo de tecnologia sendo o uso de ambientes de coworking exemplo do que foi listado. todavia, foi enfatizado que a universidade deve garantir os meios necessários à plena realização da tarefa de Conselheiro Social. Como regra geral, pareceu a esta pesquisa que ainda existe o sentimento de distanciamento entre a universidade e a sociedade e que, no que pese a importância relatada no uso da tecnologia da informação e comunicação para diminuir a distância entre essas duas entidades o poder daquelas ferramentas apenas será concretizado se a instituição universitária se colocar em uma postura mais aberta à participação da sociedade em sua estrutura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectGestão universitáriapt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleVariantes para participação social na construção de políticas de gestão universitária no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco : projeções a reboque da tecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1665943138538589pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3980081716191136pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis dissertation contributes to the body of literature on the use of information and communication technology artifacts to support social participation, focusing on the proposed Social Council of the Agreste Campus at the Federal University of Pernambuco. Employing a case study strategy, this research aimed to estimate the variants for Social Councilors' participation in the Social Council of the Agreste Campus of the Federal University of Pernambuco, based on information and communication technology, in formulating and monitoring social policies within the management of the Agreste Campus of the Federal University of Pernambuco. Methodologically, the collected data were analyzed using a document analysis grid and content analysis for interviews. The analyses sought to identify various participation variants supported by information and communication technology, ranging from the use of videoconferences to electronic forms. Additionally, variants lacking effective technology support, such as coworking environments, were also listed. However, it was emphasized that the university must ensure the necessary means for Social Councilors to fully carry out their tasks. Overall, this research suggests a prevailing sense of detachment between the university and society. Despite the acknowledged importance of using information and communication technology to bridge this gap, the power of these tools will only be realized if the university institution becomes more open to society's participation in its structure.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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