Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55511

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIRA, David Pessoa de-
dc.contributor.authorVIANNA, Letícia Maria Quintella-
dc.date.accessioned2024-03-20T12:56:49Z-
dc.date.available2024-03-20T12:56:49Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationVIANA, Letícia Maria Quintella. O canto e a castidade no excerto de controvérsia 6.8 de Sêneca, O Velho. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55511-
dc.description.abstractNeste trabalho, apresentaremos uma análise do Excerto de Controvérsia 6.8 de Sêneca, o Velho, identificando as figuras retóricas, históricas e políticas apresentadas em cada uma das partes que compõem tal discurso jurídico fictício. Portanto, nosso trabalho foi estruturado da seguinte forma: no primeiro capítulo, tratamos da história e da estrutura do gênero das controvérsias, a fim de contextualizarmo-nos quanto ao corpus que selecionamos; no segundo, afunilamos nossos olhares, propriamente, ao excerto de controvérsia 6.8, para que pudéssemos, antes de realizar uma análise mais profunda, conhecer e apresentar o texto, em linhas gerais, dos pontos de vista linguístico e retórico. Em seguida, abrimos um subcapítulo para realizar uma análise do excerto de controvérsia 6.8 à luz da Retórica, de Aristóteles; no terceiro, nos dedicamos a uma contextualização histórica a respeito das Virgens Vestais, pontuando os detalhes mais fundamentais para a pesquisa, a respeito da representação da deusa Vesta e dos direitos e deveres que concerniam ao seu sacerdócio; no quarto, apresentamos a figura de Lucrécia, cuja figuração no discurso da acusação é bastante importante para que a parte acusatória possa atingir seus intentos. Além disso, pretendemos inserir, no mesmo capítulo, uma base historiográfica sobre Catão, outra personalidade de destaque da sociedade romana, cuja aparição se dá pela parte da defesa, a fim que o semblante de sua presença possa rebater o argumento que fala de Lucrécia. Por fim, no quinto e último capítulo, faremos uma análise geral e mais aprofundada do excerto de controvérsia 6.8 de Sêneca, o Velho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVirgens Vestaispt_BR
dc.subjectDeclamaçãopt_BR
dc.subjectControvérsiaspt_BR
dc.subjectSênecapt_BR
dc.titleO canto e a castidade no excerto de controvérsia 6.8 de Sêneca, O Velhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTRINO, Artur-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8953855234826198pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4195534012571715pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxIn this paper, we will present an analysis of Seneca the Elder's Excerpt from Controversy 6.8, identifying the rhetorical, historical, and political figures presented in each of the parts that make up such a fictitious legal discourse. Therefore, our work was structured as follows: in the first chapter, we deal with the history and structure of the genre of controversies, in order to contextualize ourselves as to the corpus we select; in the second, we tapered our gaze, properly, to the excerpt of controversy 6.8, so that we could, before performing a more in-depth analysis, know and present the text, in general terms, from the linguistic and rhetorical points of view. Next, we opened a subchapter to perform an analysis of the excerpt of controversy 6.8 in the light of Aristotle's Rhetoric; in the third, we dedicate ourselves to a historical contextualization about the Vestal Virgins, punctuating the most fundamental details for the research, regarding the representation of the goddess Vesta and the rights and duties that concerned her priesthood; in the fourth, we present the figure of Lucrezia, whose figuration in the discourse of the prosecution is quite important so that the accusatory party can achieve its intentions. In addition, we intend to insert, in the same chapter, a historiographical basis about Cato, another prominent personality of Roman society, whose appearance is on the part of the defense, so that the countenance of his presence can counter the argument that speaks of Lucrezia. Finally, in the fifth and final chapter, we will make a general and more in-depth analysis of the excerpt of controversy 6.8 of Seneca the Elder.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0588012518470971pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Letícia Maria Quintella Viana.pdf658 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons