Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55506
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Cristiani Bereta da | - |
dc.contributor.author | JOÃO, David de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-19T22:46:30Z | - |
dc.date.available | 2024-03-19T22:46:30Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cristiani Bereta da; JOÃO, David de Souza. Seleção e usos dos livros didáticos de história para os anos iniciais do ensino fundamental: Algumas questões a partir do olhar de duas professoras. História & Ensino, Londrina, v. 25, n. 1, jan./jun. 2019. p.509-528, | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55506 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente discussão constitui recorte de pesquisa mais abrangente desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, que investiga as escolhas, representações e usos dos livros didáticos de História de duas professoras que atuam nos 4o e 5o anos do Ensino Fundamental, em escolas públicas estaduais de Laguna/SC. Neste artigo o objetivo é discutir as relações estabelecidas entre as prescrições e avaliações do Estado relativas ao livro didático e as expectativas e representações construídas e reelaboradas pelas professoras, a partir de suas experiências no decorrer do processo de escolha dos livros, no PNLD de 2013. As análises apoiam-se principalmente em entrevistas orais realizadas com duas professoras, nomeadas na pesquisa de Joana e Maria. Neste trabalho, que se utiliza da metodologia da história oral, as fontes orais são compreendidas como possibilidades narrativas portadoras de significados, sujeitas a elaborações subjetivas, versões e interpretações feitas de lembranças, simulações, esquecimentos e ocultações. O interesse principal recai na singularidade com que essas professoras utilizam o livro didático de História e sobre como as políticas públicas voltadas ao livro e ao ensino de História ressoam em seu cotidiano de trabalho e aparecem reelaboradas em suas narrativas. | pt_BR |
dc.format.extent | p 509-528 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | livro didático de história | pt_BR |
dc.subject | anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | ensino de história | pt_BR |
dc.title | Seleção e usos dos livros didáticos de história para os anos iniciais do ensino fundamental: Algumas questões a partir do olhar de duas professoras | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2024 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA. Selecao e usos dos Livros. p.509-528 -.pdf Acesso restrito | 158,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.