Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55506

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Cristiani Bereta da-
dc.contributor.authorJOÃO, David de Souza-
dc.date.accessioned2024-03-19T22:46:30Z-
dc.date.available2024-03-19T22:46:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Cristiani Bereta da; JOÃO, David de Souza. Seleção e usos dos livros didáticos de história para os anos iniciais do ensino fundamental: Algumas questões a partir do olhar de duas professoras. História & Ensino, Londrina, v. 25, n. 1, jan./jun. 2019. p.509-528,pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55506-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé, estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractA presente discussão constitui recorte de pesquisa mais abrangente desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, que investiga as escolhas, representações e usos dos livros didáticos de História de duas professoras que atuam nos 4o e 5o anos do Ensino Fundamental, em escolas públicas estaduais de Laguna/SC. Neste artigo o objetivo é discutir as relações estabelecidas entre as prescrições e avaliações do Estado relativas ao livro didático e as expectativas e representações construídas e reelaboradas pelas professoras, a partir de suas experiências no decorrer do processo de escolha dos livros, no PNLD de 2013. As análises apoiam-se principalmente em entrevistas orais realizadas com duas professoras, nomeadas na pesquisa de Joana e Maria. Neste trabalho, que se utiliza da metodologia da história oral, as fontes orais são compreendidas como possibilidades narrativas portadoras de significados, sujeitas a elaborações subjetivas, versões e interpretações feitas de lembranças, simulações, esquecimentos e ocultações. O interesse principal recai na singularidade com que essas professoras utilizam o livro didático de História e sobre como as políticas públicas voltadas ao livro e ao ensino de História ressoam em seu cotidiano de trabalho e aparecem reelaboradas em suas narrativas.pt_BR
dc.format.extentp 509-528pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectlivro didático de históriapt_BR
dc.subjectanos iniciaispt_BR
dc.subjectensino de históriapt_BR
dc.titleSeleção e usos dos livros didáticos de história para os anos iniciais do ensino fundamental: Algumas questões a partir do olhar de duas professoraspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2024-
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA. Selecao e usos dos Livros. p.509-528 -.pdf
  Acesso restrito
158,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.