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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55502

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBONFIM, Marco Antonio Lima do-
dc.contributor.authorJesus, Fernando Santos de-
dc.contributor.authorFélix, Cristiane de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-03-19T19:37:00Z-
dc.date.available2024-03-19T19:37:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBONFIM, Marco Antonio Lima do et al. A representação do negro em livros didático e paradidático: uma análise de discurso crítica de estereótipos raciais. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. 54-71, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55502-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé se encontram no final do documentopt_BR
dc.description.abstractNeste artigo realizamos uma análise de discurso crítica de um capítulo de um livro didático de História no conteúdo de História do Brasil e de um livro Paradidático utilizado em escolas de ensino médio mantidas pelo estado do Rio de Janeiro a fim de verificar como os dispositivos da lei 10.639/03 e as diretrizes curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estão sendo contemplados no material analisado. Para tanto, tivemos por base de um lado, os estudos que tratam da definição de livro didático bem como a respeito da política de distribuição do mesmo no Brasil (BATISTA, 2009; FAR, 2006; FREITAG, 1989; OLIVEIRA et al., 1984) e de outro lado, a abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; MAGALHÃES, 2005). Tal abordagem discursiva procura identificar a significação da linguagem na produção, manutenção e mudança das relações sociais de poder. Concluímos que os livros analisados reproduzem estereótipos racistas acerca da população negra brasileira na medida em que eles silenciam (através da forma como imagens e textos verbais comparecem no livro) a resistência negra na História contemporânea do Brasil; o que tem sérias implicações para a construção de identidades negras positivas.pt_BR
dc.format.extentp. 54-71pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectanálise de Discurso Críticapt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectestereótipos raciaispt_BR
dc.subjectidentidade negrapt_BR
dc.titleA representação do negro em livros didático e paradidático: uma análise de discurso crítica de estereótipos raciaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2024-03-
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOMFIM. A Representação do Negro em Livros Didaticos. p.54-71.pdf
  Acesso restrito
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