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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55502
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | BONFIM, Marco Antonio Lima do | - |
dc.contributor.author | Jesus, Fernando Santos de | - |
dc.contributor.author | Félix, Cristiane de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-19T19:37:00Z | - |
dc.date.available | 2024-03-19T19:37:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BONFIM, Marco Antonio Lima do et al. A representação do negro em livros didático e paradidático: uma análise de discurso crítica de estereótipos raciais. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. 54-71, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55502 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo realizamos uma análise de discurso crítica de um capítulo de um livro didático de História no conteúdo de História do Brasil e de um livro Paradidático utilizado em escolas de ensino médio mantidas pelo estado do Rio de Janeiro a fim de verificar como os dispositivos da lei 10.639/03 e as diretrizes curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estão sendo contemplados no material analisado. Para tanto, tivemos por base de um lado, os estudos que tratam da definição de livro didático bem como a respeito da política de distribuição do mesmo no Brasil (BATISTA, 2009; FAR, 2006; FREITAG, 1989; OLIVEIRA et al., 1984) e de outro lado, a abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; MAGALHÃES, 2005). Tal abordagem discursiva procura identificar a significação da linguagem na produção, manutenção e mudança das relações sociais de poder. Concluímos que os livros analisados reproduzem estereótipos racistas acerca da população negra brasileira na medida em que eles silenciam (através da forma como imagens e textos verbais comparecem no livro) a resistência negra na História contemporânea do Brasil; o que tem sérias implicações para a construção de identidades negras positivas. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 54-71 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | análise de Discurso Crítica | pt_BR |
dc.subject | livro didático | pt_BR |
dc.subject | estereótipos raciais | pt_BR |
dc.subject | identidade negra | pt_BR |
dc.title | A representação do negro em livros didático e paradidático: uma análise de discurso crítica de estereótipos raciais | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2024-03 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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BOMFIM. A Representação do Negro em Livros Didaticos. p.54-71.pdf Acesso restrito | 3,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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