Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55501

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANDRONI, Carlos-
dc.contributor.authorANDRADE, Rafael Moura de-
dc.date.accessioned2024-03-19T19:26:17Z-
dc.date.available2024-03-19T19:26:17Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.citationANDRADE, Rafael Moura de. Uma festa entre o chão e o palco: estudo sobre as relações políticas na construção do Carnaval do Recife. 2021. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55501-
dc.description.abstractO Carnaval do Recife é uma das festas populares mais tradicionais do país. É também uma política pública fundamental para o setor cultural da cidade, sendo responsável por mobilizar trabalhadores de diversas áreas que se envolvem no processo de construção da festa ao longo de todo o ano e se articulam para ver, na folia, refletidas suas demandas de grupo ou mesmo seus interesses particulares. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo a observação dos processos de mediação existentes entre os diferentes atores situados do lado de fora das fronteiras da gestão pública, bem como entre eles e os atores localizados dentro do estado e, portanto, seus representantes. Partindo de uma perspectiva do estado como ponto de vista (LEIRNER, 2003), observo as relações políticas estabelecidas ao longo do processo de produção da festa para compreender como os diferentes contextos de articulação política — conceito adaptado a partir da ideia proposta por Jean-Pierre Olivier de Sardan (2001) — vão interferir no desenho e execução da política estatal, bem como nos arranjos e rearranjos que definem as fronteiras do estado e as experiências da festa na cidade. O Carnaval do Recife é utilizado nesta tese como pano de fundo para o estudo das políticas culturais sob a ótica da Antropologia do Estado e das Políticas Públicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectCarnaval – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.titleUma festa entre o chão e o palco : estudo sobre as relações políticas na construção do Carnaval do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6583401194431142pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2096219243191159pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThe "Carnaval do Recife" is one of the most traditional popular festivities in Brazil. It is also a fundamental public policy for the city’s cultural sector, being responsible for mobilizing workers from several different fields, who are involved in the festivities’ development throughout the year and articulate to see their group demands or even private interests reflected in the revelry. This research aims to observe the existing mediation processes between the different actors located outside the borders of public management, as well as between them and the ones located within those borders — who are, therefore, their representatives. From a perspective of the State as a point of view (LEIRNER, 2003), we will observe the political relationships established throughout the production process of the festivity, aiming to understand how the different contexts of political articulation — a concept adapted from the idea proposed by Jean-Pierre Olivier de Sardan (2001) — will interfere in the design and execution of public policies, as well as in the arrangements and rearrangements which define the boundaries of the State and the experiences of the festivities in the city. In this thesis, Recife’s carnival is seen as a background for the study of cultural policies from the perspective of Anthropology of the State and Public Policies.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Rafael Moura de Andrade.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons