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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55445
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOUZA, Viviane de Oliveira Nogueira | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Thayná Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T14:39:51Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14T14:39:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Thayná Menezes. Realidade virtual como ferramenta em atividades de promoção à saúde para adultos com síndrome metabólica no município de Vitória de Santo Antão-PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55445 | - |
dc.description.abstract | A ocorrência de mudanças sociais e comportamentais implica em alterações na ingestão alimentar com aumento do consumo de alimentos ultraprocessados em associação ao comportamento sedentário, fatores de risco para doenças cardiovasculares e aumento da prevalência de doenças crônicas como síndrome metabólica. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi investigar a relação entre o uso de realidade virtual como ferramenta de promoção à saúde com parâmetros bioquímicos e antropométricos de indivíduos adultos com Síndrome Metabólica em Vitória de Santo Antão-PE. Os indivíduos foram selecionados dentro da faixa etária entre 40 e 59 anos, ambos os sexos e atendidos na unidade básica de saúde da Bela vista. Após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, os voluntários foram avaliados quanto à situação sociodemográfica, clínica, frequência alimentar e exames bioquímicos e agrupados em quatro grupos: síndrome metabólica intervenção, controle, sem síndrome metabólica intervenção e controle. Como resultados, foi observado uma alimentação com maior frequência de consumo diário para alimentos como açúcar, margarina, óleo de soja, pão, bolacha e cuscuz; consumo este influenciado pelo meio socioeconômico e hábitos culturais da população avaliada. Além disso, após realidade virtual, os voluntários obtiveram redução de pressão arterial sistólica e componentes da síndrome metabólica. No entanto, esses resultados não foram significativos em relação à antropometria e exames bioquímicos isoladamente, mostrando que os resultados positivos não foram diretamente pela realidade virtual. Através do estudo feito sobre intervenção com realidade virtual como ferramenta em protocolo de exercício físico para a população com síndrome metabólica estudada, atribui-se os resultados positivos obtidos pelo fato de comunitários mais ativos, ou seja, o exercício e por consequência, o combate ao sedentarismo constitui fator importante para tal resultado. No entanto, a realidade virtual pode ser alternativa de ferramenta a ser inserida em atividades de promoção à saúde sobretudo na atenção básica, cuja população atendida, em grande parte, constitui importante grau de vulnerabilidade social e não tem acesso a tecnologias inovadoras com facilidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Realidade Virtual | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Nutricional | pt_BR |
dc.subject | Síndrome Metabólica | pt_BR |
dc.title | Realidade virtual como ferramenta em atividades de promoção à saúde para adultos com síndrome metabólica no município de Vitória de Santo Antão-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, João Henrique da Costa | - |
dc.contributor.advisor-co | BARROS, Waleska Maria Almeida | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2402923633538000 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5647294482493232 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Nutricao, Atividade Fisica e Plasticidade Fenotipica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The occurrence of social and behavioral changes implies changes in dietary intake with increased consumption of ultra-processed foods in association with sedentary behavior, risk factors for cardiovascular diseases and increased prevalence of chronic diseases such as metabolic syndrome. In this context, the objective of the study was to investigate the relationship between the use of virtual reality as a health promotion tool with biochemical and anthropometric parameters of adult individuals with Metabolic Syndrome in Vitória de Santo Antão-PE. The individuals were selected within the age range between 40 and 59 years old, both sexes and treated at the Bela Vista basic health unit. After signing the informed consent form, the volunteers were evaluated regarding their sociodemographic and clinical situation, dietary frequency and biochemical tests and grouped into four groups: metabolic syndrome intervention, control and without metabolic syndrome intervention and control. As a result, a diet with a higher frequency of consumption was observed for foods such as sugar, margarine, soybean oil, bread, biscuits and couscous; Consumption is influenced by the socioeconomic environment and cultural habits of the population assessed. Furthermore, after virtual reality, the volunteers achieved a reduction in systolic blood pressure and components of metabolic syndrome. However, these results were not significant in relation to anthropometry and biochemical exams alone, showing that the positive results were not directly due to virtual reality. Through the study carried out on intervention with virtual reality as a tool in a physical exercise protocol for the population with metabolic syndrome studied, the positive results obtained are attributed to the fact that community members are more active, that is, exercise and, consequently, the fight against A sedentary lifestyle is an important factor for this result. However, virtual reality can be an alternative tool to be included in health promotion activities, especially in primary care, whose population served, for the most part, constitutes a significant degree of social vulnerability and does not have easy access to innovative technologies. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3393089418655178 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3810677691355742 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica |
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