Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55439

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Anna Luiza Martins de-
dc.contributor.authorBRITO, Robson José de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-03-14T13:42:14Z-
dc.date.available2024-03-14T13:42:14Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationBRITO, Robson José de Oliveira. Viver a universidade em tempos neoconservadores: o currículo político-cultural do Núcleo LGBT e as experiências de estudantes LGBTQIAPN+ no Agreste de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55439-
dc.descriptionOLIVEIRA, Anna Luiza Martins de, também é conhecida em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de.pt_BR
dc.description.abstractSignificativas políticas de inclusão social foram postas em ação no ensino superior brasileiro nas últimas duas décadas. Nesse contexto, a UFPE expandiu suas atividades, implantando dois campi no interior de Pernambuco. A maioria dos/das estudantes dessas regiões é proveniente de classes populares e necessita de auxílios para permanência e conclusão dos cursos. Quando se trata de jovens LGBTQIAPN+, outros aspectos de vulnerabilidade associam-se a questões econômicas, especialmente, o preconceito e a discriminação. A criação da Diretoria LGBT na universidade, atualmente denominado Núcleo LGBT, foi importante para conquista de direitos, visibilidade, inserção e permanência desse grupo na instituição, mas, com o avanço de políticas neoliberais no país, atos antidemocráticos autoritários contra o estado de bem-estar social e pautados em lógicas neoconservadoras se tornaram comuns, alimentando o ódio e o desejo de eliminar experiências bem-sucedidas de/com populações tradicionalmente excluídas de contextos universitários. Este estudo teve como objetivo conhecer os espaços-tempos curriculares do Núcleo LGBT da UFPE e as experiências de estudantes LGBTQIAPN+ no agreste pernambucano frente à emergência de discursos neoconservadores. Englobou dois corpora. O primeiro consistiu em elementos textuais capturados das redes sociais do Núcleo e entrevistas com pessoas que lá trabalham ou trabalharam. O segundo foi composto por transcrições de conversas com estudantes LGBTQIAPN+ do Centro Acadêmico do Agreste. Percebeu-se que o Núcleo tem construído um currículo político- cultural para a UFPE forçando a Universidade a produzir e negociar sentidos sobre si mesma, a sociedade e os sujeitos, num processo híbrido, contingente e multideterminado. A criação desse currículo, entretanto, se dá num contexto de sucessivos tensionamentos e resulta de processos articulatórios entre demandas de diferentes segmentos sociais em meio a poderosos processos de reiteração normativa que tentam conter elementos perturbadores dos sistemas já estabelecidos. Tais processos, por sua vez, são atravessados e atravessam as dinâmicas de subjetivação dos/as estudantes num movimento ontológico de mútua constituição.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeoconservadorismopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleViver a universidade em tempos neoconservadores : o currículo político-cultural do Núcleo LGBT e as experiências de estudantes LGBTQIAPN+ no Agreste de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3182944941481853pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6160820352802922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxSignificant social inclusion policies have been put into action in Brazilian higher education in the last two decades. In this context, UFPE expanded its activities, establishing two campuses in the interior of Pernambuco. The majority of students in these regions come from popular classes and need assistance to stay and complete their courses. When it comes to LGBTQIAPN+ young people, other aspects of vulnerability are associated with economic issues, especially prejudice and discrimination. The creation of the LGBT Directorate at the university, currently called the LGBT Center, was important for gaining rights, visibility, insertion and permanence of this group in the institution, but, with the advancement of neoliberal policies in the country, authoritarian anti-democratic acts against the welfare state being social and based on neoconservative logics have become common, fueling hatred and the desire to eliminate successful experiences of/with populations traditionally excluded from university contexts. This study aimed to understand the curricular space-times of the UFPE LGBT Center and the experiences of LGBTQIAPN+ students in rural Pernambuco in the face of the emergence of neoconservative discourses. It encompassed two corpora. The first consisted of textual elements captured from the Center's social networks and interviews with people who work or have worked there. The second was composed of transcripts of conversations with LGBTQIAPN+ students from the Agreste Academic Center. It was noticed that the Center has built a political-cultural curriculum for UFPE, forcing the University to produce and negotiate meanings about itself, society and subjects, in a hybrid, contingent and multidetermined process. The creation of this curriculum, however, takes place in a context of successive tensions and results from articulatory processes between demands from different social segments amid powerful processes of normative reiteration that attempt to contain disturbing elements of already established systems. Such processes, in turn, are crossed and cross the dynamics of subjectivation of students in an ontological movement of mutual constitution.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Robson José de Oliveira Brito.pdf1,98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons