Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55425

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVAZ, Paulo Henrique de Pereira de Meneses-
dc.contributor.authorRABELO, Ingrid de Sales-
dc.date.accessioned2024-03-13T19:50:11Z-
dc.date.available2024-03-13T19:50:11Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationRABELO, Ingrid de Sales. O impacto do gênero dos docentes nas escolhas de carreira: estudo em escolas de educação profissional integrada ao nível médio no Ceará. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55425-
dc.description.abstractEntender os fatores que podem influenciar a disparidade entre gêneros na educação e no mercado de trabalho, principalmente no campo de exatas, é primordial para os formulado- res de políticas públicas. Nesse sentido, considerável parcela da literatura de Economia de Gênero foca em analisar os impactos da existência de uma referência positiva do mesmo gênero para estudantes em escolas e em universidades. Mais especificamente, existem mui- tos estudos na literatura internacional que abordam o impacto do gênero dos docentes nas escolhas e desempenho dos alunos, mas poucos no Brasil. O presente trabalho busca analisar como os papeis de gênero, na forma de professores, influenciam a escolha do curso técnico dos estudantes no ensino médio profissionalizante no Ceará, Brasil. Para isso, foi utilizado o conjunto de dados do Censo Escolar, de 2007 a 2017. Por meio de Modelos de Regressão Linear com Efeitos Fixos, busca-se alcançar o objetivo explorando abor- dagens que levam em consideração a exposição dos estudantes ao gênero dos docentes, anteriormente ao momento da escolha do curso. Os resultados indicam que não há efeitos significativos da correspondência de gênero aluno-docente para mulheres na área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Além disso, também não há efeitos sig- nificativos dessa relação para homens, considerando todas as áreas analisadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino – Orientação profissional. - Cearápt_BR
dc.subjectIdentidade de Gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectProfissionais da educaçãopt_BR
dc.titleO impacto do gênero dos docentes nas escolhas de carreira : estudo em escolas de educação profissional integrada ao nível médio no Cearápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3205173828407529pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5923453749023736pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding the factors that can influence the gender gap in education and in the job market, especially in the exact sciences, is crucial for public policymakers. Thus, a considerable part of the literature on gender economics focuses on analyzing the impacts of gender role models for students in schools and universities. More specifically, there are many studies in the international literature that approach the impact of teachers’ gender on students’ choices and performance, but few exist in Brazil. This study seeks to analyze how gender role models, in the figure of teachers, influence students’ technical course choice in vocational high school at Ceará, Brazil. To do this, we use data from the Censo Escolar, from 2007 to 2017. Using Linear Regression Models with Fixed-Effects, the aim is to explore approaches that consider students’ exposure to the gender of teachers, prior to choosing the course. The results indicate that there are no significant effects of student-teacher matching in terms of gender for women in the STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) field. In addition, there are no significant effects of this relationship for men either, considering all the fields analyzed.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ingrid de Sales Rabelo.pdf633,93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons