Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55424

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLA BARRE, Jorge de-
dc.contributor.authorSILVA, Evelyn Tainá de Souza-
dc.date.accessioned2024-03-13T17:55:11Z-
dc.date.available2024-03-13T17:55:11Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.citationSILVA, Evelyn Tainá de Souza. Mudança e permanência: uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PA. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55424-
dc.description.abstractNa cidade de São Caetano de Odivelas, na microrregião do Salgado paraense, dançam os Bois de Máscaras no período da quadra junina. Uma brincadeira de Boi com seus próprios termos, tendo sua história relacionada com as dinâmicas sociais de uma comunidade pesqueira, localizada às margens do rio Mojuim. Os Bois de Máscaras atualizam-se anualmente. Seus grupos, com mais de oito décadas, exibem- se com vigor, ao mesmo tempo em que novos grupos surgem. Com repertório musical próprio, extenso e diverso, as orquestras de Boi entoam sambas e marchas (marchinhas), enquanto o Boi e os personagens que lhe acompanham dançam pelas ruas. Em constante expansão, os compositores odivelenses criam novas músicas a cada período junino. Essas músicas são elementos importantes para a identificação dos grupos. Na busca de compreender como acontecem os processos de estabilidade e mudança musical nos Bois de Máscaras, este trabalho se concentrou no repertório musical do Boi Faceiro. Este, que surgiu em 1937, teve um hiato de mais de cinquenta anos, sendo resgatado em 1998. O repertório do Faceiro é gerado a partir das composições de Mestre Benedito Aquino (Bené Careta), Wanelson Aviz, Raimundo Nonato e Nildo Zeferino. Compreendendo música como um dos subsistemas da cultura (CHADA, 2006), e estando ela profundamente relacionada com o contexto sociocultural na qual é produzida, buscou-se identificar como os conteúdos musicais foram elaborados na criação das músicas, considerando os aspectos do som e os elementos extramusicais, a fim de identificar a “unidade do pensamento musical” (NETTL, 2008), o conteúdo (MERRIAM, 1964), para então tentar compreender como as mudanças foram e são acomodadas. Além das transcrições e análises musicais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e registros sonoros a partir do trabalho de campo etnográfico, que aconteceu desde 2018, possibilitando constatar que contexto sociocultural de São Caetano de Odivelas é definidor desse fazer musical. Sendo o cruzar dos “mundos musicais” das centenárias bandas de música – Rodrigues dos Santos e Milicia Odivelense – primordial para a sustentação das orquestras de Boi, que se expandiram a partir do fomento das escolas de música dessas bandas. A expansão das orquestras e consequente aumento do volume sonoro contribuiu para o desaparecimento das letras das composições, que atualmente são tocadas apenas de formar instrumental. O Boi Faceiro, ao propor um grupo musical fixo – a Orquestra Show – possibilita a interação cotidiana através dos ensaios e das performances, o que torna possível a execução de breaks planejados – as paradinhas – uma marca desse repertório musical. Com experimentações instrumentais e utilização de fragmentos musicais de outras composições – “música incidental” –, tem-se a inovação como uma premissa desse Boi, que manipula os recursos harmônicos e estruturais à maneira de cada compositor, a partir da unidade do pensamento musical, exibindo uma cultura estável, mas não estática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBoi de Máscaraspt_BR
dc.subjectBoi Faceiropt_BR
dc.subjectmudança musicalpt_BR
dc.subjectestabilidade musicalpt_BR
dc.subjectmúsica na Amazôniapt_BR
dc.titleMudança e permanência : uma análise do repertório musical do Boi de Máscaras Faceiro de São Caetano de Odivelas - PApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5057288111281539pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1767276587986364pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxIn São Caetano de Odivelas, in the Salgado micro-region of Pará, the Boi de Máscaras dance during the June festivities. A Boiprórpia party in this town has its history related to the social dynamics of a fishing community, located on the banks of the Mojuim River. Some groups are more than eight decades old and new groups emerge annually. With their own extensive and diverse musical repertoire, the Boi orchestras sing sambas and marches, while the characters dance through the streets. In constant expansion, the composers of São Caetano de odivelas create new songs every June. These songs are important elements for the identification of the groups. In the search to understand how the processes of musical change and permanence in the Bois de Máscaras take place, this work focused on the repertoire of Boi Faceiro. This group, which emerged in 1937, had a hiatus of more than fifty years and was rescued in 1998. The Faceiro repertoire is generated from the compositions of Mestre Benedito Aquino (Bené Careta), Wanelson Aviz, Raimundo Nonato and Nildo Zeferino. Music is understood as one of the subsystems of culture (CHADA, 2006). Being deeply related to the sociocultural context in which it is produced, we sought to identify how the musical contents were elaborated in the creation of the songs, considering the aspects of sound and the extramusical elements, in order to identify the "unity of musical thought" (NETTL, 2008), the content (MERRIAM, 1964), and then try to understand how the changes were and are accommodated. In addition to the transcriptions and musical analysis, semi-structured interviews and sound recordings were carried out from the ethnographic fieldwork, which has taken place since 2018. It is possible to verify that the sociocultural context of São Caetano de Odivelas defines this musical performance. The crossing of the "musical worlds" of the centenary music bands - Rodrigues dos Santos and Milicia Odivelense - is essential for the support of the Boi orchestras, which expanded from the promotion of the music schools of these bands. The expansion of the orchestras and the consequent increase in sound volume contributed to the non-performance of the lyrics of the compositions, currently being played only instrumentally. Boi Faceiro, by proposing a fixed musical group - the Show Orchestra - enables daily interaction through rehearsals and performances, which makes it possible to perform planned breaks - the paradinhas - a hallmark of this repertoire. With instrumental experimentation and the use of musical fragments from other compositions - "incidental music" - innovation is a premise of this Boi. It manipulates harmonic and structural resources in the manner of each composer, from the unity of musical thought, displaying a stable but not static culture.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Evelyn Tainá de Souza Silva.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-03-05
7,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons