Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55421

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos-
dc.contributor.authorALMEIDA, Lidiane Araujo de-
dc.date.accessioned2024-03-13T17:37:23Z-
dc.date.available2024-03-13T17:37:23Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lidiane Araújo de. Inove E-MOOC:TDIC para a aprendizagem de sustentabilidade ambiental na formação docente da educação básica. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55421-
dc.description.abstractO uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) é um tema relevante e promissor para a formação docente da Educação básica. Neste contexto educacional, a inserção das TDICs destaca-se pela capacidade de proporcionar experiências de criação e distribuição de conteúdo e aprendizado mais dinâmicos, contextualizados, digitais e participativos, podendo contribuir para a construção do conhecimento em diferentes áreas, a exemplo da sustentabilidade ambiental. Neste sentido, Massive Open Online Courses (MOOCs), são cursos online abertos e massivos, disponíveis na internet que oferecem uma abordagem escalável e acessível para a entrega desse conteúdo a uma audiência global. Considerando que a convergência entre TDICs e MOOCs abre portas para oportunidades inovadoras na educação, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um e-Book como estratégia para formação digital de professores da educação básica em sustentabilidade ambiental. O produto tecnológico da dissertação denominado, Inove e-Mooc, é um e-Book que explora as potencialidades desses recursos tecnológicos e de uma proposta de MOOC para promover práticas educacionais inovadoras e eficazes, visando desenvolver a consciência ambiental e as competências necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos embasadas nas ODS 06, Água e Saneamento e 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis. A presente pesquisa traz uma abordagem qualitativa, para isso foram realizadas aulas de campo, mapeamento de plataformas de MOOCs sobre sustentabilidade ambiental, aplicação do curso com os estudantes do ensino médio, desenvolvimento do Inove e-Mooc e validação por professores. Os resultados mostraram que o Inove e-Mooc traz a proposta de artefatos digitais e práticas pedagógicas eficientes de como abordar a temática, além de atividades e práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas nos itinerários formativos para contextualização do tema transversal meio ambiente e sustentabilidade ambiental. Concluiu-se que este estudo será de grande impacto para a formação continuada de professores por apresentar uma metodologia que contribuirá para nortear o sucesso de suas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação hibridapt_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectItinerários formativospt_BR
dc.subjectMatriz de desenho educacionalpt_BR
dc.titleInove E-MOOC:TDIC para a aprendizagem de sustentabilidade ambiental na formação docente da educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9267333875627215pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0134567530160247pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) is a relevant and promising topic for basic education teacher training. In this educational context, the insertion of TDICs stands out for its ability to provide more dynamic, contextualized, digital and participatory content creation and distribution and learning experiences, which can contribute to the construction of knowledge in different areas, such as environmental sustainability. In this sense, MOOCs, Massive Open Online Courses, are online courses that offer a scalable and accessible approach to delivering this content to a global audience. Considering that the convergence between TDICs and MOOCs opens doors to innovative opportunities in education, the general objective of this work was to develop an e-Book as a strategy for digital training of basic education teachers in environmental sustainability. The technological product of the dissertation called Inove e-Mooc is an e-Book that explores the potential of these technological resources and a MOOC proposal to promote innovative and effective educational practices, aiming to develop environmental awareness and the skills necessary to face the contemporary challenges based on SDG 06, Water and Sanitation and 11 Sustainable Cities and Communities. This research takes a qualitative approach, for which field classes were carried out, mapping of MOOC platforms on environmental sustainability, application of the course with high school students, development of Inove e-Mooc and validation by teachers. The results showed that Inove e-Mooc proposes digital artifacts and efficient pedagogical practices on how to approach the topic, in addition to activities and pedagogical practices that can be used in training itineraries to contextualize the transversal theme of environment and environmental sustainability. It was concluded that this study will have a great impact on the continued training of teachers as it presents a methodology that will help guide the success of their classes.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lidiane Araujo de Almeida.pdf827,68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons