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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55369
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | FREIRE, Reuber Arrais | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Maria Beatriz Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T13:03:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08T13:03:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-06 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maria Beatriz Barbosa. Retroanálise de vias afetadas pelo efeito da subsidência do solo. 2024. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55369 | - |
dc.description.abstract | As condições estruturais dos pavimentos podem ser influenciadas por uma série de elementos, inclusive a subsidência ou a fundamento plástico do subleito, que se manifesta por meio do afundamento da superfície do solo, impactando o suporte das camadas que compõem a estrutura do pavimento. O objetivo deste trabalho foi a análise estrutural de pavimentos flexíveis de via localizada no nordeste brasileiro, com foco na investigação da ligação entre fenômeno de subsidência e o surgimento dos defeitos nos pavimentos. Para tal, foram analisados boletins de sondagens geotécnicas para reconhecimento da estrutura bem como as medidas de deflexões recuperáveis obtidas com o FWD (Falling Weight Deflectometer). Os parâmetros de bacia deflectométrica Structural Curvature Index (SCI), Base Damage Index (BDI), o Base Curvature Index (BCI) e o Raio de Curvatura (Rc) foram utilizados para identificação inicial da condição estrutural dos segmentos homogêneos. Foi utilizado o software BackMedina para realizar retroanálises com base nos dados das bacias deflectométricas. Os resultados obtidos na análise dos parâmetros, bem como dos módulos de resiliência, revelam condições estruturais desfavoráveis. Apesar de os resultados obtidos sugerirem que a subsidência do solo desempenha um papel significativo na deterioração da estrutura, os resultados, por si só, não são conclusivos o bastante para afirmar que a subsidência é o fator predominante responsável pela deterioração do pavimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 78p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise estrutural | pt_BR |
dc.subject | Retroanálise | pt_BR |
dc.subject | Subsidência | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros de bacia | pt_BR |
dc.subject | Módulo de resiliência | pt_BR |
dc.title | Retroanálise de vias afetadas pelo efeito da subsidência do solo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5823070953706289 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2916580036912769 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The structural conditions of pavements can be influenced by various factors, including subsidence or plastic deformation of the subgrade, manifested through the sinking of the ground surface, impacting the support of the layers that compose the pavement structure. The objective of this study was the structural analysis of flexible pavements located in the northeastern region of Brazil, with a focus on investigating the connection between subsidence phenomena and the emergence of pavement defects. To this end, geotechnical reports were analyzed for structural recognition, along with recoverable deflection measurements obtained using the Falling Weight Deflectometer (FWD). Deflection bowl parameters, including Structural Curvature Index (SCI), Base Damage Index (BDI), Base Curvature Index (BCI), and Radius of Curvature (Rc), were employed for the initial identification of the structural condition of homogeneous segments. The BackMedina software was used to conduct retro-analyses based on the deflection bowl data. The results obtained from the analysis of parameters, as well as resilience modulus, reveal unfavorable structural conditions. While the results suggest that soil subsidence plays a significant role in the deterioration of the structure, they alone are not conclusive enough to assert that subsidence is the predominant factor responsible for pavement deterioration. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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