Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55368
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Rosiane Maria Soares da | - |
dc.contributor.author | PESSÔA, José Rafael Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T12:47:10Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08T12:47:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-02 | - |
dc.identifier.citation | PESSÔA, José Rafael Monteiro. Os extremos do arco-íris: uma proposta de leitura literária para estudantes do 9º Ano. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso EaD em Licenciatura em Letras-Português – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55368 | - |
dc.description.abstract | O trabalho apresentado aborda como um livro infanto-juvenil da extensa obra literária do escritor pernambucano Raimundo Carrero, Os extremos do arco-íris, pode servir como sugestão de leitura literária para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, visto a leitura literária ser de grande relevância tanto para o aprendizado acadêmico como para a construção do aluno enquanto cidadão. Para tanto, a pesquisa abordou, em 3 capítulos, conceitos de literatura, narrador, leitor, leitura, leitura literária, assim como o autor e a obra em questão. Foi utilizado como aporte teórico o trabalho de Massaud Moisés, Jean Paul Sartre, Raul Castagino, Oseki-Depré, Antoine Compagnon, Theodor Adorno, entre outros autores. Além dos conceitos literários, buscou-se fazer uma reflexão sobre a educação e o ensino de Literatura e como os professores e a estrutura escolar tem um papel importante nessa temática. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Leitura Literária | pt_BR |
dc.subject | Raimundo Carrero | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Os extremos do arco-íris: uma proposta de leitura literária para estudantes do 9º Ano | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3288244956608119 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4034316417678295 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work presented addresses how a children's book of the extensive literary work of the Pernambuco writer Raimundo Carrero, Os Extremos do Arco-Iris, can serve as a suggestion of literary reading for students of the 9th year of Elementary School, since literary reading is of great relevance both for academic learning and for the construction of the student as a citizen. Therefore, the research addressed, in 3 chapters, concepts of literature, narrator, reader, reading, literary reading, as well as the author and the work in question. The work of Massaud Moisés, Jean Paul Sartre, Raul Castagino, Oseki-Depré, Antoine Compagnon, Theodor Adorno, among other authors, was used as a theoretical contribution. In addition to literary concepts, an attempt was made to reflect on the education and teaching of Literature and how teachers and the school structure play an important role in this theme. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distância | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOSÉ RAFAEL MONTEIRO PESSÔA.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons