Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55368

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Rosiane Maria Soares da-
dc.contributor.authorPESSÔA, José Rafael Monteiro-
dc.date.accessioned2024-03-08T12:47:10Z-
dc.date.available2024-03-08T12:47:10Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.date.submitted2024-01-02-
dc.identifier.citationPESSÔA, José Rafael Monteiro. Os extremos do arco-íris: uma proposta de leitura literária para estudantes do 9º Ano. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso EaD em Licenciatura em Letras-Português – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55368-
dc.description.abstractO trabalho apresentado aborda como um livro infanto-juvenil da extensa obra literária do escritor pernambucano Raimundo Carrero, Os extremos do arco-íris, pode servir como sugestão de leitura literária para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, visto a leitura literária ser de grande relevância tanto para o aprendizado acadêmico como para a construção do aluno enquanto cidadão. Para tanto, a pesquisa abordou, em 3 capítulos, conceitos de literatura, narrador, leitor, leitura, leitura literária, assim como o autor e a obra em questão. Foi utilizado como aporte teórico o trabalho de Massaud Moisés, Jean Paul Sartre, Raul Castagino, Oseki-Depré, Antoine Compagnon, Theodor Adorno, entre outros autores. Além dos conceitos literários, buscou-se fazer uma reflexão sobre a educação e o ensino de Literatura e como os professores e a estrutura escolar tem um papel importante nessa temática.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
dc.subjectRaimundo Carreropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs extremos do arco-íris: uma proposta de leitura literária para estudantes do 9º Anopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3288244956608119pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4034316417678295pt_BR
dc.description.abstractxThe work presented addresses how a children's book of the extensive literary work of the Pernambuco writer Raimundo Carrero, Os Extremos do Arco-Iris, can serve as a suggestion of literary reading for students of the 9th year of Elementary School, since literary reading is of great relevance both for academic learning and for the construction of the student as a citizen. Therefore, the research addressed, in 3 chapters, concepts of literature, narrator, reader, reading, literary reading, as well as the author and the work in question. The work of Massaud Moisés, Jean Paul Sartre, Raul Castagino, Oseki-Depré, Antoine Compagnon, Theodor Adorno, among other authors, was used as a theoretical contribution. In addition to literary concepts, an attempt was made to reflect on the education and teaching of Literature and how teachers and the school structure play an important role in this theme.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSÉ RAFAEL MONTEIRO PESSÔA.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons