Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55361
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TORRES, Maria Fernanda Abrantes | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Luiz Henrique Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T14:58:46Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T14:58:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Luiz Henrique Alves de. Uso da gamificação e metodologias ativas no ensino da geografia: uma experiência do pibid e do estágio de docência. 2024. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55361 | - |
dc.description.abstract | A educação está presente em todo o mundo e em todos os âmbitos de nossa vida, seja uma educação ética, de normas sociais ou educação escolar. A presente pesquisa tem como principal objetivo identificar as principais dificuldades e desigualdades encontradas na Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, localizada no Bairro Novo do Carmelo no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, no tocante ao uso da gamificação e das metodologias ativas no ensino da Geografia durante o estágio supervisionado obrigatório e pelo Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência (PIBID), realizada na Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho. Para atingir o objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: evidenciar os desafios das escolas públicas no contexto pandêmico; analisar quais são as principais problemáticas e contribuições encontradas a partir da realidade vivida pelos alunos, assim como elencar as principais dificuldades no processo de ensino/aprendizagem em decorrência da pandemia da COVID-19. No que se refere à metodologia, foram desenvolvidas quatro fases: 1) referencial teórico e a linha de pesquisa; 2) a elaboração e aplicação do questionário; 3) a elaboração e utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, TDICs da Gamificação nas aulas de Geografia; 4) análise do processo de aprendizagem a partir do uso dessas ferramentas, com o intuito de demonstrar a importância e vantagens das metodologias ativas e da gamificação. Após análise e desenvolvimento do estudo, foi constatado que um dos principais desafios encontrados no uso de jogos durante o estágio e PIBID foi a falta de conhecimento e interesse prévio por parte da docente sobre a utilização dessas estratégias pedagógicas em sala de aula. Todavia, em relação às principais contribuições, foi possível inferir que houve um aumento significativo do interesse, aprendizagem e participação dos estudantes das duas turmas nas aulas de Geografia. Esses resultados indicam que o uso de jogos pode ser uma abordagem eficaz no ensino de Geografia. Ademais, releva-se a importância de fomentar constantemente acerca das práticas pedagógicas, investindo sempre em estratégias e meios utilizados no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.title | Uso da gamificação e metodologias ativas no ensino da geografia: uma experiência do PIBID e do estágio de docência | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ANSELMO, Maria da Glória Vieira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7894054306580537 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5034472088902118 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Education is present worldwide and in all aspects of our lives, whether it's ethical education, social norms, or school education. The present research aims to identify the main difficulties and inequalities found at Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, located in Bairro Novo do Carmelo in the municipality of Camaragibe, in the Metropolitan Region of Recife, regarding the use of gamification and active methodologies in teaching Geography during the mandatory supervised internship and the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarships (PIBID), carried out at Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho. To achieve the general objective, the following specific objectives were defined: to highlight the challenges of public schools in the pandemic context; to analyze the main problems and contributions found based on the students' reality; and to list the main difficulties in the teaching/learning process due to the COVID-19 pandemic. Regarding the methodology, four phases were developed: 1) theoretical framework and research line; 2) the elaboration and application of the questionnaire; 3) the elaboration and use of Gamification ICTs in Geography classes; 4) analysis of the learning process based on the use of these tools, aiming to demonstrate the importance and advantages of active methodologies and gamification. After analyzing and developing the study, it was found that one of the main challenges encountered in using games during the internship and PIBID was the lack of prior knowledge and interest on the part of the teacher regarding the use of these pedagogical strategies in the classroom. However, concerning the main contributions, it was possible to infer that there was a significant increase in interest, learning, and participation of the students in both classes during Geography lessons. These results indicate that the use of games can be an effective approach in teaching Geography. Furthermore, it highlights the importance of constantly fostering pedagogical practices, always investing in strategies and means used in the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8025887374695514 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luiz Henrique Alves de Araújo.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons