Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55338
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUEDES, Tatiane Gomes | - |
dc.contributor.author | SIQUEIRA, Valdirene Tenório | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T19:42:48Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04T19:42:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Valdirene Tenório. Vídeo educacional sobre prevenção da violência sexual infantil direcionado para cuidadores familiares. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55338 | - |
dc.description.abstract | A violência sexual contra a criança se caracteriza como uma epidemia silenciosa e universal, sendo fundamental a adoção de medidas de prevenção baseadas na educação em saúde. Nesse sentido, as tecnologias educacionais direcionadas para pais e cuidadores se encontram como um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de desenvolvimento, validação e avaliação de uma tecnologia educacional sobre prevenção da violência sexual infantil, direcionada para pais e cuidadores. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: a) seleção do conteúdo e da tecnologia, por meio de levantamento bibliográfico, revisão integrativa e grupo focal; b) desenvolvimento da tecnologia; c) validação da tecnologia e avaliação semântica. Na primeira etapa, a revisão integrativa, constituída por 23 publicações, evidenciou, no eixo físico, sinais e sintomas, como lesões anogenitais, problemas geniturinários e infecções sexualmente transmissíveis; e no eixo psicossocial, alterações emocionais, cognitivas e comportamentais. O grupo focal foi composto por 16 mães e cuidadoras. Na etapa 2, a elaboração do vídeo seguiu as fases: pré-produção, produção e pós-produção. Na etapa 3, a validação de conteúdo e aparência do vídeo foi realizada por 22 juízes, selecionados a partir dos critérios de Jasper. A avaliação semântica foi realizada com 11 pais e cuidadores. Os dados foram digitados e analisados utilizando o programa estatístico IBM® SPSS Statistics, versão 21.0, calculado o Item-Level Content Validity Index (I-CVI) e o Scale-Level Contente Validity/Average Calculation Method (S-CVI/Ave). Na avaliação semântica utilizou-se um instrumento adaptado de outros estudos que avaliaram materiais educacionais. A análise dos discursos do grupo focal ocorreu por meio do referencial teórico da análise de conteúdo, proposto por Bardin. O estudo obteve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, sob o no do CAAE 58758222.6.0000.5208, parecer no 5.517.174. O grupo focal identificou as vivências e demandas de conhecimento do público-alvo sobre a violência sexual infantil, bem como a tecnologia mais adequada a ser desenvolvida. Os achados da revisão integrativa e do grupo focal contribuíram para compor o conteúdo e as histórias retratadas no vídeo que, em sua versão final, possui tempo total de nove minutos e trinta e cinco segundos, composto de abertura, 6 cenas e fechamento, com informações sobre conceito, perfil da vítima e do agressor, identificação com relato da criança e sinais e sintomas, formas de prevenção, formas de denúncia e rede de proteção. Na validação de conteúdo, verificou-se um valor de S-CVI-Ave de 0,99 e S-CVI-Ave de 0,83 na validação de aparência. Na avaliação semântica com o público-alvo, houve uma concordância de 100% em todos os itens avaliados. O vídeo foi considerado válido em seu conteúdo e aparência pelos juízes e apresentou boa compreensão e motivação pelo público-alvo. Representa, portanto, um recurso confiável e válido para prevenção da violência sexual infantil. Assim, o vídeo em questão poderá contribuir com a prática assistencial do enfermeiro na educação em saúde para a prevenção deste agravo, de forma a mediar o processo de ensino-aprendizagem com pais e cuidadores. Por fim, sugere- se a realização de novos estudos com a aplicação do vídeo educacional, a fim de verificar seu efeito na população que se destina. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Delitos sexuais | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Abuso sexual na infância | pt_BR |
dc.title | Vídeo educacional sobre prevenção da violência sexual infantil direcionado para cuidadores familiares | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOUZA, Valesca Patriota de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2034336570187027 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0197931838619681 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sexual violence against children is characterized as a silent and universal epidemic, and it is essential to adopt preventive measures based on health education. In this sense, educational technologies aimed at parents and caregivers are a facilitating instrument in the teaching- learning process. The objective of the study was to analyze the process of development, validation and evaluation of an educational technology on the prevention of sexual violence against children, aimed at parents and caregivers. This is a methodological study developed in 3 stages: 1) selection of content and technology, through bibliographical survey, integrative review and focus group; 2) technology development; 3) technology validation and semantic evaluation. In the first stage, the integrative review, consisting of 23 publications, showed in the physical axis signs and symptoms such as anogenital lesions, genitourinary problems and sexually transmitted infections; and in the psychosocial axis, emotional, cognitive and behavioral changes. The focus group consisted of 16 mothers and caregivers. In stage 2, the elaboration of the video followed the stages: pre-production, production and post-production. In step 3, the content and appearance validation of the video was carried out by 22 judges, selected based on Jasper's criteria. The semantic evaluation was carried out with 11 parents and caregivers. Data were entered and analyzed using the statistical program IBM® SPSS Statistics version 21.0, calculating the Item Level Content Validity Index (I-CVI) and the Scale-Level Content Validity/Average Calculation Method (S-CVI/Ave). In the semantic evaluation, an instrument adapted from other studies that evaluated educational materials was used. The analysis of the focus group discourses took place through the theoretical framework of content analysis, proposed by Bardin. The study was approved by the Research Ethics Committee, under CAAE no 58758222.6.0000.5208, opinion no 5.517.174. The focus group identified the target audience's experiences and demands for knowledge about sexual violence against children, as well as the most appropriate technology to be developed. The findings of the integrative review and the focus group contributed to composse the content and stories portrayed in the video which, in its final version, has a total time of nine minutes and thirty-five seconds, composed of: opening, 6 scenes and closing, with information about the concept, profile of the victim and the aggressor, identification with the child's report and signs and symptoms, forms of prevention, forms of complaint and protection network. In the content validation, an S-CVI-Ave value of 0.99 and an S-CVI-Ave value of 0.83 were verified in the appearance validation. In the semantic evaluation with the target audience, there was a 100% agreement in all evaluated items. The video was considered valid in its contente and appearance by the judges and showed good understanding and motivation by the representatives of the target audience. It therefore represents a reliable and valid resource for preventing child sexual violence. Thus, the video in question can contribute to the nursing care practice in health education for the prevention of this condition, in order to mediate the teaching learning process with parents and caregivers. Finally, it is suggested that new studies be carried out with the application of the educational video, in order to verify its effect on the intended population. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8347303354095666 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Valdirene Tenório Siqueira.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons