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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55319

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, C. D. M. de-
dc.contributor.authorASSIS, R. J. S. de-
dc.date.accessioned2024-03-02T00:04:58Z-
dc.date.available2024-03-02T00:04:58Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, C. D. M. de; ASSIS, R. J. S. de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.35, n.1, pp. 195-209, jan./abr. 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55319-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractO ensino de geografia cultiva um vínculo de identidade com o mundo exterior: a aula em campo. Os desafios para investigação escolar das instituições, localidades e relações são enormes. Esse exercício didático é o alvo do presente texto, cujo objetivo é mostrar a preocupação e o avanço, de alguns estudiosos, na construção de uma ‘teoria' das aulas de campo, aqui denominadas aulas em campo. A proposta corresponde à apresentação e discussão de certas abordagens específicas para esse tipo de aula. No entanto, esse cultivo não se realiza de forma contínua nem está no centro do planejamento da geografia escolar. Ele aparece como uma exceção contra a qual os autores aqui citados reagem, caracterizam limites e potencialidades e direcionam soluções. Para tanto, pro-põem seu resgate nas diversas formas de atividades externas ao espaço escolar: excursões, visitas, estudos do meio, turismo. A força pedagógica da aula em campo encontra-se, todavia, na capacidade da interação professor-aluno em apreender com o lugar-mundo e planejar-se no improviso, o que, na conclusão do artigo, aparece como defesa de uma postura estratégica da gestão do retorno à sala de aula. Chamada de autobiografia coletiva da aula anterior, o texto propõe ampliar a relevância das discussões sobre a experiência do campo para potencializar os conteúdos e métodos de aprendizagem, lembrando que a aula em campo é, tal qual inspiração artística, um vetor insubstituível de compreensão do espaço em nível escolar.pt_BR
dc.format.extentp 195-209pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectaula em campopt_BR
dc.subjectgeografia escolarpt_BR
dc.subjecttrabalho de campopt_BR
dc.subjectmeiopt_BR
dc.titleTravessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábulapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2024-02-
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA; ASSIS. Travessias da aula em campo. pp. 195-209.pdf
  Acesso restrito
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