Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5530
Título: Estudo de Modelos de Predição para Telefonia Móvel Celular
Autor(es): OLIVEIRA, José Nilson Cordeiro de
Palavras-chave: Telefonia celular; Predição
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Nilson Cordeiro de Oliveira, José; Cardoso da Rocha Júnior, Valdemar. Estudo de Modelos de Predição para Telefonia Móvel Celular. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Com o aumento da demanda por serviços de comunicações móveis, é crescente o interesse no planejamento desse tipo de sistema. Isso vem gerando uma quantidade significativa de novos modelos de predição, porém há muitos ainda por serem validados. Este trabalho apresenta um estudo sobre modelos de predição para o cálculo de campo em uma determinada área de cobertura, com aplicação em macro e microcélulas em diferentes ambientes externos (outdoor). O estudo abrange ainda a descrição matemática dos modelos empírico e semi-empírico de Hata-Cost 231 e Cost 231 Walfisch-Ikegami, respectivamente. Com o objetivo de avaliar o desempenho desses modelos em um ambiente urbano diferente daquele para o qual foram desenvolvidos originalmente, é feita a implementação computacional e os resultados das simulações são comparados com medidas reais de campo. A partir dessa comparação, foi desenvolvido um Novo Modelo de propagação, com resultado satisfatório para a predição do nível médio de sinal próximo do sítio
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5530
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JNCO.pdf25,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.