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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBREUNIG, Tiago Hermano-
dc.contributor.authorSILVA, Geovane Gilvandro Leonardo da-
dc.date.accessioned2024-02-29T16:09:53Z-
dc.date.available2024-02-29T16:09:53Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2024-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Geovane Gilvandro Leonardo da. Rap e educação em perspectiva: tensões discursivas em canções do rapper Criolo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Portugues - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55295-
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste numa análise de ocorrências de tensões discursivas em torno de algumas canções do rapper Criolo. Apoiado em contributos acadêmicos envolvendo a cultura Hip Hop, a pesquisa ora proposta tem como objetivo, a partir do arcabouço teórico da análise de discurso proposta por Orlandi (2012), confrontar as intenções sociais do movimento Hip Hop no Brasil com algumas passagens das canções “Até me emocionei”, “Subirusdoistiozin” e “Vasilhame”, com enfoque analítico na criação artística de Criolo, incluindo comentários acerca das motivações do rapper para, anos mais tarde, alterar os versos em análise. Ademais, busca-se uma forma dialógica entre as canções em análise, defendendo, como complementação, o Hip Hop enquanto expressão de educação não formal, em relação com a educação formal, tendo como referências precípuas turmas do ensino médio a partir de normativas educacionais oficiais, a exemplo da BNCC (2017), LDBEN (1996) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), a fim de demonstrar a importância das construções cancioneiras do Rap como parte integrante da formação cidadã e educacional da juventude estudantil brasileira. Palavras-chave: Criolo; Discurso; Hip hop; Rap nacional.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriolopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectHip hoppt_BR
dc.subjectRap nacionalpt_BR
dc.titleRap e educação em perspectiva: tensões discursivas em canções do rapper Criolopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2329918574063559pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4555361609634168pt_BR
dc.description.abstractxEl presente Trabajo de Finalización de Curso consiste en un análisis de la ocurrencia de tensiones discursivas acerca de algunas canciones del rapero Criolo. Apoyada en contribuciones académicas que involucran la cultura Hip Hop, la investigación propuesta tiene como objetivo, a partir del marco teórico de análisis del discurso propuesto por Orlandi (2012), confrontar las intenciones sociales del movimiento Hip Hop en Brasil con algunos pasajes de las canciones “Eu até me emocionei”, “Subirusdoistiozin” y “Vasilhame”, con un enfoque analítico sobre la creación artística de Criolo, incluyendo comentarios sobre las motivaciones del rapero para, años después, cambiar los versos en análisis. Además, se busca una forma dialógica entre las canciones en cuestión, defendiendo, como complemento, el Hip Hop como expresión de la educación no formal, en relación con la educación formal, teniendo como referentes principales las clases de secundaria basadas en la normativa educativa oficial, por el ejemplo de la BNCC (2017), LDBEN (1996) y de los Parámetros Curriculares Nacionales (2000), con el fin de demostrar la importancia de las construcciones de canciones de Rap como parte integral de la formación cívica y educativa de la juventud estudiantil brasileña. Palabras clave: Criolo; Discurso; Hip hop; Rap nacional.pt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE LETRASpt_BR
dc.degree.graduationLETRAS - PORTUGUÊS (LICENCIATURA)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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