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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55254

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Jonatas-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Daniel Monteiro do-
dc.date.accessioned2024-02-28T17:34:25Z-
dc.date.available2024-02-28T17:34:25Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Daniel Monteiro do. “Huehuehue or die”?: Huerage e apropriações videolúdicas das noções de trolagem, identidade gamer e brasilidade na comunidade on-line brasileira de League of Legends. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55254-
dc.description.abstractNo Brasil, desde 2013, observa-se uma crescente visibilidade midiática e acadêmica de um conjunto de práticas comunicativas “tipicamente” brasileiras, popularmente conhecido como “huerage”. A huerage pode ser vista, em especial, nas interações sociais nos jogos computacionais multiusuários on-line (JCMO) e em seus serviços e ambientes on-line, mas também nas principais plataformas digitais e redes sociais, sobretudo, as utilizadas por grupos formados por pessoas interessadas em produtos da cultura pop e da cultura geek. De fato, alguns textos jornalísticos, de infoentretenimento e científicos relacionam a huerage a uma particular modalidade de humor brasileiro na internet, chamada de "zuera", e à trolagem (trote on-line), ora de maneira criativa, ora de modo problemático. Isto é, piadas, brincadeiras, críticas sarcásticas, troça, atitudes antiéticas e comportamentos disruptivos que abordam tanto conhecimentos e experiências partilhadas sobre os JCMO quanto temas sensíveis, assuntos do cotidiano e midiáticos, bem como certos conceitos atribuídos à noção de brasilidade, entre eles a cordialidade, a malandragem, o jeitinho brasileiro e o viralatismo cultural. A partir da análise de discurso crítica de textos encontrados em fórum de discussão on-line de JCMO, sobretudo, no fórum on-line brasileiro e oficial de League of Legends e também em textos publicados em portais de notícias e blogues brasileiros, esta tese busca compreender como as/os gamers brasileiras/os apreendem e expressam a huerage, apropriando-se, assim, das noções de trolagem, identidade gamer e de brasilidade. Neste sentido, percebe-se a necessidade de refletir acerca da colonialidade videolúdica: uma faceta do processo de colonialidade que se manifesta, principalmente, pela normalização de um contexto empresarial de consumo de jogos computacionais de alto custo voltados para um público-alvo formado, sobretudo, por homens. Por fim, conclui-se que a huerage materializa-se a partir de apropriações linguísticas e tecnológicas que buscam, ora aumentar a diversão e provocar o riso a todo custo, ora manifestar afirmação identitária, proteção individual e resistência coletiva nas comunidades on-line brasileiras voltadas para os JCMO.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectIdentidade gamerpt_BR
dc.subjectTrolagempt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.subjectLeague of Legends (Jogo)pt_BR
dc.title“Huehuehue or die”? : Huerage e apropriações videolúdicas das noções de trolagem, identidade gamer e brasilidade na comunidade on-line brasileira de League of Legendspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5757791401827339pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4099939235467437pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, since 2013, there has been a growing media and academic visibility of a set of Brazilian “typically” communicative practices, popularly known as “huerage”. Huerage can be seen, in particular, in social interactions on multiplayer online games (MOG) and in their online services and environments, but also in digital platforms and social media formed by people interested in pop culture and geek culture products. In fact, some journalistic, infotainment and scientific texts relate the huerage to a particular type of Brazilian humor on the internet, called "zuera", and to trolling (online prank), sometimes in a creative way, sometimes in a problematic way. That is, jokes, sarcastic criticism, hazing, unethical attitudes and disruptive behaviors that address both knowledge and shared experiences about the MOG and sensitive topics, everyday and media issues, as well as certain concepts attributed to the notion of Brazilianness, including “cordialidade”, “malandragem”, “jeitinho brasileiro” and “viralatismo cultural”. Based on the critical discourse analysis of texts found in MOG's online forum, especially in the Brazilian official online forum for League of Legends and texts published in Brazilian news portals and blogs, this thesis seeks to understand how Brazilian gamers apprehend and express the huerage, thus re-signifying certain notions of trolling, gamer identity and Brazilianness. In this sense, one sees the need to reflect on video-ludic coloniality: a facet of the coloniality process that is manifested, mainly, by the normalization of a business context of consumption of high-cost computer games aimed at a trained target audience, especially, by men. Finally, it is concluded that the huerage materializes from linguistic and technological appropriations that seek to either increase fun and provoke laughter no matter who it hurts, or manifest identity affirmation, individual protection and collective resistance in MOG on-line communities.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

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