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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55252
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles | - |
dc.contributor.author | SILVA, Débora Maria Santana da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T17:29:34Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T17:29:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Débora Maria Santana da. Adaptação transcultural da “Adolescent Resilience Scale” para o uso no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55252 | - |
dc.description.abstract | A resiliência consiste na capacidade do indivíduo de adaptar-se e de superar a exposição a situações de adversidades, desafios e estresse, mantendo uma resposta positiva. Oshio e colaboradores em 2003 desenvolveram e validaram a Adolescent Resilience Scale que tinha como objetivo avaliar a resiliência em jovens. A escala dispõe de 21 itens divididos em três grupos: busca de novidades, regulação emocional e orientação positiva para o futuro. No Brasil, ainda não foram realizados estudos visando à adaptação transcultural da escala. A detecção do nível de resiliência em adolescentes possibilita os enfermeiros em articulação com outros profissionais de saúde, desenvolver programas de intervenções educativas que promovam uma maior percepção de resiliência dos adolescentes. O objetivo do estudo é realizar o processo de adaptação transcultural da “Adolescent Resilience Scale” para adolescentes escolares em situação de vulnerabilidade social para língua portuguesa do Brasil. O estudo é do tipo metodológico e a pesquisa realizou a tradução e adaptação transcultural da Adolescent Resilience Scale. O processo da adaptação transcultural foi dividido em cinco etapas: tradução, síntese das traduções, retrotradução, avaliação do comitê de peritos e pré-teste. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco sob o número de parecer 5.987.125. Após a realização da tradução, síntese das traduções e retrotradução, ocorreu a etapa com os especialistas no período de julho a agosto de 2023 e foi composta por 20 especialistas.Foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo e a Razão de Validade de Conteúdo das equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual dos 21 itens da escala e todos atingiram o valor mínimo sugerido na etapa dos especialistas.Após a versão com os especialistas ocorreu a etapa do pré-teste de setembro a outubro de 2023 no qual participaram 40 adolescentes escolares, que realizaram sugestões sobre a semântica da escala e foram necessárias três resubmissões para obter um consenso na avaliação pelo público alvo e obtenção da versão final da escala. Além disso, foi realizada a análise da consistência interna da escala com auxílio do Alfa de Cronbach e Ômega de McDonald’s. O Alfa de Cronbach geral da Escala de Resiliência do Adolescente encontrado no presente estudo (0,78) assemelha-se ao encontrado na versão original da escala (0,85), e indica boa consistência interna do instrumento. Porém, o Alfa de Cronbach dos domínios do presente estudo: Busca de novidade (0,49) e Regulação emocional (0,58) foi considerado baixo em relação aos da subescala original: busca de novidade (0,79) e regulação emocional (0,77). Apenas o domínio Orientação positiva para o futuro do presente estudo teve um valor de Alfa alto (0,86) e assemelha- se a escala original (0,81). Foram mantidos os 21 itens da escala, pois através dos resultados das análises a exclusão de algum item não representou aumento considerável nos valores da escala. A Escala de Resiliência do Adolescente é a primeira versão adaptada transculturalmente no Brasil com validade e confiabilidade interna dos itens capaz de mensurar a resiliência em adolescentes brasileiros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Resiliência psicológica | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Serviços de saúde escolar | pt_BR |
dc.subject | Enfermeiras e enfermeiros | pt_BR |
dc.title | Adaptação transcultural da “Adolescent Resilience Scale” para o uso no Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3455874738144032 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8814068290329233 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Resilience consists of the individual's ability to adapt and overcome exposure to situations of adversity, challenges and stress, maintaining a positive response. Oshio and collaborators in 2003 developed and validated the Adolescent Resilience Scale, which aimed to assess resilience in young people. The scale has 21 items divided into three groups: seeking novelty, emotional regulation and positive orientation towards the future. In Brazil, no studies have yet been carried out aiming at the cross-cultural adaptation of the scale. Detecting the level of resilience in adolescents allows nurses, in conjunction with other health professionals, to develop educational intervention programs that promote a greater perception of resilience in adolescents. The objective of the study is to carry out the process of cross-cultural adaptation of the “Adolescent Resilience Scale” for school adolescents in situations of social vulnerability into Brazilian Portuguese. The study is methodological and the research carried out the translation and cross-cultural adaptation of the Adolescent Resilience Scale. The cross-cultural adaptation process was divided into five stages: translation, synthesis of translations, back- translation, evaluation by the expert committee and pre-test. The research project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco under opinion number 5,987,125. After carrying out the translation, synthesis of translations and back- translation, the stage took place with the experts from July to August 2023 and was composed of 20 experts. The Content Validity Index and the Content Validity Ratio of the equivalences were calculated semantic, idiomatic, cultural and conceptual of the 21 items of the scale and all reached the minimum value suggested in the experts' stage. After the version with the experts, the pre-test stage took place from September to October 2023 in which 40 school adolescents participated, who made suggestions about the semantics of the scale and three resubmissions were necessary to reach a consensus in the evaluation by the target audience and obtain the final version of the scale. Furthermore, the internal consistency of the scale was analyzed using Cronbach's Alpha and McDonald's Omega. The general Cronbach's Alpha of the Adolescent Resilience Scale found in the present study (0.78) is similar to that found in the original version of the scale (0.85), and indicates good internal consistency of the instrument. However, Cronbach's Alpha for the domains of the present study: Novelty seeking (0.49) and Emotional regulation (0.58) was considered low in relation to those of the original subscale: Novelty seeking (0.79) and emotional regulation (0.77). Only the Positive Future Orientation domain in the present study had a high Alpha value (0.86) and is similar to the original scale (0.81). The 21 items of the scale were maintained, as based on the analysis results, the exclusion of any item did not represent a considerable increase in the scale values. The Adolescent Resilience Scale is the first cross-culturally adapted version in Brazil with internal validity and reliability of the items capable of measuring resilience in Brazilian adolescentes validity and reliability of the items capable of measuring resilience in Brazilian adolescents. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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