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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55247

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorMELO, Eduarda Augusto-
dc.date.accessioned2024-02-28T17:07:03Z-
dc.date.available2024-02-28T17:07:03Z-
dc.date.issued2024-02-09-
dc.identifier.citationMELO, Eduarda Augusto. Construção e validação da narrativa e roteiro para confecção de um vídeo educacional sobre trabalho de parto para surdas. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55247-
dc.description.abstractAproximadamente 9,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva, enfrentam vulnerabilidades nos aspectos sociais e de saúde devido à barreira comunicacional. A mulher surda ao encontrar-se gestante vivencia barreiras de comunicação com a equipe de saúde, podendo desencadear efeito negativo neste momento único. A necessidade de estratégias educacionais, como vídeos utilizando a Língua Brasileira de Sinais, promove uma assistência de qualidade e inclusiva. A promoção da inclusão ativa durante a gravidez busca reduzir medos e tensões, onde a educação em saúde e o uso de tecnologias educacionais permite acessibilidade à informação sobre o trabalho de parto. Diante disso, é relevante a construção e validação de tecnologias educacionais para a promoção da saúde da população surda. O estudo possui o objetivo de construir e validar a narrativa e roteiro sobre trabalho de parto para pessoas surdas. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1- Levantamento das necessidades das mulheres surdas por meio de entrevistas com o público- alvo e referencial teórico; 2- Construção da narrativa e roteiro baseado nos levantamentos apreendidos na primeira etapa; 3- Validação da narrativa e roteiro para vídeo com especialistas. A coleta de dados só iniciou após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Para as entrevistas, utilizou-se uma intérprete de Libras, além do diário de campo e filmagem de cada encontro com objetivo de garantir maior fidedignidade nas falas. Para delimitar os participantes foi utilizado o critério de saturação dos dados. As narrativas foram transcritas, conferidas por dois pesquisadores e analisadas utilizando o referencial metodológico da Análise de Conteúdo orientada por Bardin. Todas as entrevistadas concordaram que os profissionais enfrentam dificuldades em orientá-las devido à falta de familiaridade com a comunicação em Libras. Durante as entrevistas, observou-se discursos emocionados, evidenciados por expressões corporais e faciais, proporcionando um momento enriquecedor. A análise revelou três subcategorias: Não ter conhecimento sobre a gravidez; Direitos da gestante surda; Sinais e sintomas do trabalho de parto. A narrativa e roteiro foram desenvolvidos com base nas necessidades das entrevistadas e no Manual de Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento. A validação de conteúdo foi realizada com 24 juízes, selecionados por amostragem intencional através de consulta ao currículo Lattes, seguindo a técnica de amostragem tipo "Bola de Neve". A validação de conteúdo considerou nove itens, e calculados o Índice de Coeficiente de Validade em Nível de Item (I-CVI ≥ 0,80), onde em sua maioria foi de 1,0 com nível elevado de concordância, quanto ao conteúdo proposto para o roteiro, a concordância apresentou uma média de 99%. Não houve discordância entre os juízes, assim, os itens foram validados como adequados. Os especialistas sugeriram modificações na narrativa e roteiro, reduzindo a possibilidade de incompreensões por parte das surdas. Na etapa final, o material do roteiro foi construído com o objetivo de tornar as mulheres surdas protagonistas no processo de trabalho de parto. Espera-se que a narrativa e roteiro possa de fato capacitá-las a desempenhar com autonomia e protagonismo o momento do trabalho de parto. Tendo a possibilidade de ser aplicado em diferentes contextos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectTrabalho de partopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleConstrução e validação da narrativa e roteiro para confecção de um vídeo educacional sobre trabalho de parto para surdaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMACÊDO, Vilma Costa de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3024361751136532pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1138326761013745pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxApproximately 9.7 million Brazilians are hearing impaired and face vulnerabilities in social aspects and health needs due to communication barriers. When a deaf woman is pregnant, she faces communication barriers with the healthcare team, which can have a negative effect at this unique moment. The need for educational strategies, such as videos in Libras, promotes quality and inclusive assistance. Promoting active inclusion during pregnancy seeks to reduce fears and tensions, where health education and the use of educational technologies allow accessibility and information during labor. Therefore, the construction and validation of educational technologies to promote the health of the deaf population is relevant. The study aims to build and validate the narrative and script about labor for deaf women. This is a methodological study developed in three stages: 1- Survey of the needs of deaf women through interviews with the target audience and theoretical framework; 2- Construction of the narrative and script based on the first stage; 3- Validation of the narrative and script with experts. Data collection only began after approval by the Research Ethics Committee. For the interviews, a Libras interpreter was used, in addition to the field diary and filming of each meeting with the aim of ensuring greater reliability in the statements, using the data saturation criterion. The narratives were transcribed, checked by two researchers and analyzed using the methodological framework of content analysis guided by Bardin. All interviewees agreed that professionals face difficulties in guiding them due to their lack of familiarity with Libras. During the interviews, emotional speeches were observed, evidenced by body and facial expressions, providing a deeply enriching moment. The analysis revealed three subcategories: Not having knowledge about the pregnancy; Rights of deaf pregnant women; Signs and symptoms of labor. The narrative and script were developed based on the needs of the interviewees and the Manual of Good Practices for Childbirth and Birth Care. Content validation was carried out with 24 judges, selected by intentional sampling through consultation of the Lattes curriculum, following the "Snowball" sampling technique. Content validation considered nine items, and the Item Level Validity Coefficient Index (I-CVI ≥ 0.80) was calculated, most of which were 1.0 with a high level of agreement regarding content and script. agreement averaged 99%. There was no disagreement between the judges, therefore, the items were validated as adequate. The experts suggested changes to the narrative and script, improving and reducing the possibility of misunderstandings on the part of the deaf women. The final stage, the script material was constructed with the aim of making deaf women protagonists in the labor process. It is hoped that the narrative and script can actually enable them to exercise autonomy and protagonism during childbirth. Having the possibility of being applied in different contexts.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2060536159801671pt_BR
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