Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55225
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Otacilio Antunes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jacquelliny Marcelle Boulitreau da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T16:21:51Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T16:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jacquelliny Marcelle Boulitreau da. Flora: animação para o ensino das ciências ambientais nos anos iniciais da educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55225 | - |
dc.description.abstract | O contexto pandêmico evidenciou gargalos na aprendizagem que vão desde a diminuição de vocabulário e de habilidade numérica até a analfabetização científica. A suspensão das atividades sociointeracionistas e a falta de estrutura para o ensino remoto reduziu a zona de aprendizagem proximal e o tempo de manuseio com recursos educacionais. Com a finalidade de recuperar a aprendizagem, reduzir o abandono e a evasão escolar e consolidar o ensino por evidências, o governo federal instituiu a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, fortalecendo as ações afirmativas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o Ensino das Ciências Ambientais, assim como a BNCC, busca um multiletramento a partir de uma ecologia sensorial e coletiva, aproximando diferentes linguagens (verbal, visual, corporal, audiovisual) em um contínuo processo contextualizado e significativo. Fundamentado na teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e nas contribuições de Richard Lowe, que estuda o efeito das animações na educação, o objetivo do trabalho foi construir, aplicar e validar uma animação para o Ensino das Ciências Ambientais em uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, articulando os conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o incentivo da Práxis Ambiental no entorno da escola. A escola em questão está localizada no bairro de Santo Amaro, próximo ao Rio Beberibe, local onde os estudantes convivem e constroem sua noção da dinâmica ambiental. A animação foi depositada na Plataforma YouTube e apresentada aos professores, que avaliaram a animação seguindo os critérios de produção técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, baseados na potencialidade de transferência e construção de conhecimento a partir da animação. A animação “Flora” atingiu os objetivos propostos e foi validada para uso educacional de forma profissional, conforme parâmetros nacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | ANA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Anime | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ecologia Sensorial | pt_BR |
dc.subject | Ciema ambiental | pt_BR |
dc.title | Flora : animação para o ensino das ciências ambientais nos anos iniciais da educação básica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4648232185781975 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4237732461961452 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The pandemic context showed learning bottlenecks ranging from a decrease in vocabulary and from numerical skills to scientific illiteracy. The suspension of socio- interactionist activities and the lack of structure for remote education reduced the zone of proximal development, as well as handling time with educational resources. To recover learning, to reduce school abandonment and dropout, as to consolidate teaching by evidence, the federal government implanted the National Policy for Learning Recovery in Basic Education, strengthening some of the affirmative actions included in the National Common Curriculum Base (BNCC). In that regard, the Teaching of Environmental Sciences, as well as BNCC, seeks multiliteracy from a sensory and collective ecology, bringing together different languages (verbal, visual, corporal, audiovisual) in a continuous contextualized and meaningful process. Based on Piaget’s theory of cognitive development and Richard Lowe’s contributions, who studies the effect of animations in education, the objective of this research was to build, apply and validate an animation for the Teaching of Environmental Sciences in a third-grade class of Elementary School. To do so, we intended to articulate the contents of Natural Sciences and its Technologies, the Sustainable Development Goals with the Environmental Praxis encouragement within the school surroundings. The school is located in Santo Amaro neighborhood, near Beberibe River, where students live and build their sense of environmental dynamics. The animation was uploaded on the YouTube Platform and presented teachers who evaluated the animation following the technical production criteria from the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel, CAPES, based on the transfer potential and knowledge building of the Animation. Flora Animation achieved the proposed goals and was validated for educational use in a professional manner, according to national parameters. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jacquelliny Marcelle Boulitreau da Silva.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons