Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55225

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Otacilio Antunes-
dc.contributor.authorSILVA, Jacquelliny Marcelle Boulitreau da-
dc.date.accessioned2024-02-28T16:21:51Z-
dc.date.available2024-02-28T16:21:51Z-
dc.date.issued2024-02-01-
dc.identifier.citationSILVA, Jacquelliny Marcelle Boulitreau da. Flora: animação para o ensino das ciências ambientais nos anos iniciais da educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55225-
dc.description.abstractO contexto pandêmico evidenciou gargalos na aprendizagem que vão desde a diminuição de vocabulário e de habilidade numérica até a analfabetização científica. A suspensão das atividades sociointeracionistas e a falta de estrutura para o ensino remoto reduziu a zona de aprendizagem proximal e o tempo de manuseio com recursos educacionais. Com a finalidade de recuperar a aprendizagem, reduzir o abandono e a evasão escolar e consolidar o ensino por evidências, o governo federal instituiu a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, fortalecendo as ações afirmativas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o Ensino das Ciências Ambientais, assim como a BNCC, busca um multiletramento a partir de uma ecologia sensorial e coletiva, aproximando diferentes linguagens (verbal, visual, corporal, audiovisual) em um contínuo processo contextualizado e significativo. Fundamentado na teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e nas contribuições de Richard Lowe, que estuda o efeito das animações na educação, o objetivo do trabalho foi construir, aplicar e validar uma animação para o Ensino das Ciências Ambientais em uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, articulando os conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o incentivo da Práxis Ambiental no entorno da escola. A escola em questão está localizada no bairro de Santo Amaro, próximo ao Rio Beberibe, local onde os estudantes convivem e constroem sua noção da dinâmica ambiental. A animação foi depositada na Plataforma YouTube e apresentada aos professores, que avaliaram a animação seguindo os critérios de produção técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, baseados na potencialidade de transferência e construção de conhecimento a partir da animação. A animação “Flora” atingiu os objetivos propostos e foi validada para uso educacional de forma profissional, conforme parâmetros nacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipANApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectAnimept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEcologia Sensorialpt_BR
dc.subjectCiema ambientalpt_BR
dc.titleFlora : animação para o ensino das ciências ambientais nos anos iniciais da educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4648232185781975pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe pandemic context showed learning bottlenecks ranging from a decrease in vocabulary and from numerical skills to scientific illiteracy. The suspension of socio- interactionist activities and the lack of structure for remote education reduced the zone of proximal development, as well as handling time with educational resources. To recover learning, to reduce school abandonment and dropout, as to consolidate teaching by evidence, the federal government implanted the National Policy for Learning Recovery in Basic Education, strengthening some of the affirmative actions included in the National Common Curriculum Base (BNCC). In that regard, the Teaching of Environmental Sciences, as well as BNCC, seeks multiliteracy from a sensory and collective ecology, bringing together different languages (verbal, visual, corporal, audiovisual) in a continuous contextualized and meaningful process. Based on Piaget’s theory of cognitive development and Richard Lowe’s contributions, who studies the effect of animations in education, the objective of this research was to build, apply and validate an animation for the Teaching of Environmental Sciences in a third-grade class of Elementary School. To do so, we intended to articulate the contents of Natural Sciences and its Technologies, the Sustainable Development Goals with the Environmental Praxis encouragement within the school surroundings. The school is located in Santo Amaro neighborhood, near Beberibe River, where students live and build their sense of environmental dynamics. The animation was uploaded on the YouTube Platform and presented teachers who evaluated the animation following the technical production criteria from the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel, CAPES, based on the transfer potential and knowledge building of the Animation. Flora Animation achieved the proposed goals and was validated for educational use in a professional manner, according to national parameters.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jacquelliny Marcelle Boulitreau da Silva.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons