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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55208

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Raquel Costa-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Isabel Marianne dos Santos Barbosa-
dc.date.accessioned2024-02-27T17:50:32Z-
dc.date.available2024-02-27T17:50:32Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2024-02-27-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Isabel Marianne dos Santos Barbosa. Percepção do cuidador sobre o comportamento de crianças com transtorno do espectro autista no desempenho do brincar no período do isolamento social da pandemia do COVID-19. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55208-
dc.description.abstractIntrodução: A pandemia do COVID-19 gerou uma série de mudanças na vida das famílias e da sociedade de forma geral, trazendo a necessidade de remodelar as ocupações. A pandemia também foi cenário de instabilidade econômica, em que o percentual de desemprego aumentou no Brasil e no mundo. Nesse contexto de instabilidade econômica e de grandes mudanças na rotina, um dos grupos mais afetados foi o das crianças, principalmente o grupo que possui algum Transtorno do neurodesenvolvimento, pois precisaram limitar a brincadeira, que é uma atividade muito importante para o desenvolvimento. Objetivo: Conhecer a percepção da família sobre o comportamento de crianças atípicas durante o brincar no período do isolamento social da pandemia do COVID-19. Método: A coleta dos dados aconteceu durante o mês de agosto de 2022 com os cuidadores das crianças atendidas pelo serviço de Terapia Ocupacional de uma clínica da rede particular de saúde da Região Metropolitana do Recife. Os questionários foram respondidos por 10 cuidadores. Resultados e Discussão: Foi identificado o perfil socioeconômico elevado em 60% dos participantes deste estudo; essa característica diminui os riscos de desemprego, vulnerabilidade econômica e emocional. Também foi percebido que esse grupo foi mais vulnerável aos impactos emocionais, tendo 70% das crianças demonstrado mais agitação. O comportamento durante o brincar também foi impactado pela pandemia, pois, os dados mostram uma busca maior por isolamento no brincar e uso excessivo de telas em detrimento de outros recursos lúdicos. Conclusão: Os impactos causados pelo isolamento social proporcionaram, principalmente, o aumento de sintomas pré-existentes. A favorável condição socioeconômica também contribuiu para o melhor enfrentamento da pandemia, assim como proporcionou mais subsídios às mães que não trabalham e que exercem a função de cuidadora principal, de permanecer sem atividade laboral formal.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIsolamento Socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectComportamento Infantilpt_BR
dc.subjectNível Socioeconômicopt_BR
dc.titlePercepção do cuidador sobre o comportamento de crianças com transtorno do espectro autista no desempenho do brincar no período do isolamento social da pandemia do COVID-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3126315843449267pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The COVID-19 pandemic generated a series of changes in the lives of families and society in general, bringing the need to remodel occupations. The pandemic was also a scenario of economic instability, in which the percentage of unemployment increased in Brazil and in the world. In this context of economic instability and major changes in routine, one of the most affected groups was children, especially the group with a neurodevelopmental disorder, as they had to limit playing, which is a very important activity for development. Objective: To know the family's perception of the behavior of atypical children while playing during the period of social isolation caused by the COVID-19 pandemic. Method: Data collection took place during the month of August 2022 with caregivers of children assisted by the Occupational Therapy service of a private health clinic in the Metropolitan Region of Recife. The questionnaires were answered by 10 caregivers. Results and Discussion: The high socioeconomic profile was identified in 60% of the participants in this study; this characteristic reduces the risks of unemployment, economic and emotional vulnerability. It was also noticed that this group was more vulnerable to emotional impacts, with 70% of the children showing more agitation. Behavior during play was also impacted by the pandemic, as the data show a greater search for isolation in play and excessive use of screens to the detriment of other recreational resources. Conclusion: The impacts caused by social isolation mainly provided an increase in pre-existing symptoms. The favorable socioeconomic condition also contributed to better coping with the pandemic, as well as providing more subsidies to mothers who do not work and who exercise the role of primary caregiver, to remain without formal work activity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8461-1241pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

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