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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55188

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor-
dc.contributor.authorCOSTA, Thayná Rhayanne Andrade Rufino da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-27T16:49:39Z-
dc.date.available2024-02-27T16:49:39Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Thayná Rhayanne Andrade Rufino da Silva. Vivências e práticas parentais de cuidadores primários de crianças de zero a seis anos: análise a partir da Framework Nurturing Care. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55188-
dc.description.abstractO Desenvolvimento Infantil (DI) é um processo de maturação, proveniente do relacionamento da criança com o ambiente. Um dos principais aspectos promotores do desenvolvimento se refere às relações entre cuidadores e crianças em atividades diárias. Dentre os fatores que influenciam a parentalidade e as práticas de promoção do DI, consideram-se as crenças, vivências e práticas parentais, pois, apesar da universalidade da função dos pais em criar, educar e proteger os filhos, as práticas parentais podem ser diferentes, de acordo com aspectos culturais, e podem ser modificadas ao longo do tempo. Torna-se relevante conhecer as vivências e práticas parentais em contextos socioculturais distintos, como na realidade brasileira, para que sejam implementados programas e intervenções voltados à promoção do desenvolvimento infantil, com foco nas relações parentais. Objetivo: Descrever vivências e práticas parentais de cuidadores primários de crianças de zero a seis anos, acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família, a partir da Framework Nurturing Care. Método: Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Adotou-se como referencial a Framework Nurturing Care, da Organização Mundial da Saúde. A coleta de dados foi desenvolvida com 13 cuidadoras primárias de crianças pertencentes ao território de uma Unidade de Saúde da Família do município do Recife- Pernambuco, de dezembro de 2022 a abril de 2023. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, durante visitas da pesquisadora à Equipe de Saúde da Família. Os dados foram transcritos, codificados e classificados em subtemas e temas e, posteriormente, categorizados por meio da análise temática. Resultados: As categorias temáticas foram dispostas a partir do referencial teórico da Framework Nurturing Care, nos eixos: Boa saúde, Nutrição Satisfatória, Cuidados Responsivos, Aprendizagem Precoce, Proteção e segurança. Na categoria Boa saúde, destacaram-se as condições de saúde desde a gravidez, o comportamento e o desenvolvimento das crianças e acesso aos serviços de saúde. Na categoria Nutrição Satisfatória, apontaram-se as práticas de alimentação das crianças e o aleitamento materno. Na categoria Cuidados Responsivos, as participantes compartilharam as relações de cuidado e práticas parentais entre cuidador e criança, e a rede de apoio no cuidado. Na categoria Oportunidades de Aprendizagem Precoce, identificaram-se as condições de aprendizagem da criança, tanto na rotina do ambiente domiciliar, como na vida escolar nas creches e pré- escolas. Na categoria Proteção e Segurança, os cuidadores mencionaram a influência de condições financeiras da família e as oportunidades de lazer da família com as crianças. Conclusão: As vivências e práticas parentais foram contempladas em todos os eixos da framework, mesmo mediante o contexto de vulnerabilidade vividos pelas famílias. As práticas parentais positivas requerem reorganização dos serviços de saúde, a partir da implementação de intervenções que incentivem os cuidados responsivos e o desenvolvimento infantil integral, com foco em melhores práticas parentais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPoder familiarpt_BR
dc.subjectCuidados da criançapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.titleVivências e práticas parentais de cuidadores primários de crianças de zero a seis anos: análise a partir da Framework Nurturing Carept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2326338106916789pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0083975903990723pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxChild development (DI) is a maturation process, arising from the child's relationship with the environment. One of the main aspects that promote development are the relationships between caregivers and children in daily activities. Among the factors that influence parenting and practices to promote ID, we consider parental considerations, experiences and practices, as despite the universality of parents' role in raising, educating and protecting their children, parental practices may be different from according to cultural aspects and can be modified over time. It is important to know parental experiences and practices in sociocultural contexts different from the Brazilian reality so that programs and guidelines aimed at promoting child development can be implemented, focusing on parental relationships. Objective: To describe the experiences and parental practices of primary caregivers of children aged zero to six years, monitored by the Family Health Strategy, based on the Nurturing Care Framework. Method: Descriptive, exploratory study, with a qualitative approach. The Nutrition Care Framework of the World Health Organization was adopted as a reference. Data collection was carried out with 13 primary caregivers of children belonging to the territory of a Family Health Unit in the city of Recife- Pernambuco, in the period of December from 2022 to April 2023. The data collection technique was semi-structured interviews, during the researcher's visits to the Family Health Team. The data was transcribed, coded and classified into subthemes and themes and subsequently categorized through thematic analysis. Results: The thematic categories were organized based on the theoretical framework of the Nutritional Care Framework, along the axes: Good health, Satisfactory Nutrition, Responsive Care, Early Learning, Protection and safety. In the Good health category, health conditions since pregnancy, children's behavior and development and access to health services stood out. In the Satisfactory Nutrition category, child feeding practices and breastfeeding stand out. In the Responsive Care category, participants shared the care relationships and parental practices between caregiver and child, and the care support network. In the Early Learning Opportunities category, the child's learning conditions were identified, both in the routine of the home environment and in school life in daycare centers and preschools. In the Protection and Safety category, caregivers mentioned the influence of the family's financial conditions and the family's leisure opportunities with the children. Conclusion: Parental experiences and practices were covered in all axes of the framework, even in the context of vulnerability experienced by families. Positive parenting practices require a reorganization of health services based on the implementation of instructions that encourage responsive care and integral child development, with a focus on better parenting practices.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

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