Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55181

Compartilhe esta página

Título: Análise comparativa da influência dos modelos digitais de elevação (SRTM-90m, Topodata-30m e Alos Palsar-12,5m) nas estimativas de média do vento utilizando CFD (Computational Fluid Dynamics)
Autor(es): ASADA, Nátali Filomeno Belo
Palavras-chave: topografia, MDE, modelagem eólica, CFD; MDE; Modelagem eólica
Data do documento: 8-Nov-2022
Citação: ASADA, Nátali Filomeno Belo. Análise comparativa da influência dos modelos digitais de elevação (SRTM-90 m, Topodata-30 m e Alos Palsar-12,5 m) nas estimativas de velocidade média do vento utilizando CFD (Computational Fluid Dynamics). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este estudo objetiva comparar o impacto dos modelos digitais de elevação (MDE) na variação da velocidade média do vento, através de simulação em modelo CFD-WindSim. Foram realizadas análises das variações, na representação do terreno, com os MDE SRTM-90 m, Topodata-30 m e Alos Palsar-12,5 m, em relação a altitude e declividade. O objetivo principal, consistiu em avaliar o impacto das variáveis analisadas na velocidade do vento. Foram utilizados dados de velocidade e direção do vento de duas TMA (Torre de Medição Anemométrica), localizadas em pontos representativos da área em estudo. Os procedimentos metodológicos envolveram o levantamento bibliográfico, obtenção e adequação dos dados de entrada nas simulações CFD e análise da velocidade do vento estimada pelas simulações, em pontos de referência e nos pontos das duas TMA e com isso foi possível comparar a velocidade estimada e a medida. Os MDE utilizados foram SRTM, Topodata e Alos Palsar, com 90, 30 e 12,5 metros de resolução horizontal, respectivamente, num recorte espacial com 62,2 km², entre os municípios Macaparana, São Vincente Ferrer (PE) e Natuba (PB). Para avaliar as variações de elevação, declividade e velocidade média do vento, além das análises nos pontos de cada TMA, foram analisados pontos de referência. As análises comparativas de velocidade média do vento nos pontos das TMAs foram satisfatórias em relação aos MDE utilizados, com pouca variação entre o medido e o previsto. Já nas análises comparativas baseadas nos pontos de referência, observou-se melhor desempenho do Alos Palsar quanto a variações de altitude e declividade e referente a velocidade do vento, apesar dos valores próximos, Topodata forneceu médias de velocidade sutilmente mais conservadoras quando comparadas aos cenários com Alos Palsar e SRTM.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55181
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ARTIGO_NATALI_ASADA_Formato_Attena_assinado.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons