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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55141
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | PISCHETOLA, Magda | - |
dc.contributor.author | MIRANDA, Lyana Thédiga de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T19:28:48Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T19:28:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-02 | - |
dc.identifier.citation | PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Thédiga de. Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo?. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 30-56, fev. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55141 | - |
dc.description | Documento não inclui notas de rodapé. | pt_BR |
dc.description.abstract | As metodologias ativas pressupõem uma revisão profunda das dinâmicas da sala de aula conhecida como "tradicional", destacando a necessidade de considerar o aluno como sujeito ativo. Apesar de reconhecermos o amplo potencial dessas propostas para a didática, defendemos que, quando amparadas em um discurso acrítico, as metodologias ativas podem abrir caminhos para novos tecnicismos e configurar-se apenas como um modismo. A partir dessa premissa, o texto destaca dois pontos que merecem reflexão. No primeiro, constata-se que essas propostas já fazem parte da teoria e da prática educacional há mais de um século, com contribuições de pensadores como Dewey e Bruner, entre outros. Sua disseminação atual enquanto métodos "inovadores" se deve ao resgate da aprendizagem em torno de problemas reais, relacionados com as futuras profissões, e ao advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação, que representam a plataforma ideal para o seu desenvolvimento. No segundo ponto, questiona-se a consideração das metodologias ativas como a solução para a crise da educação, o que implica uma visão reducionista da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem. Destaca-se, portanto, a necessidade de a educação retirar a sua atenção exclusiva nos indivíduos - o professor, bem como o aluno - para voltar-se aos grupos sociais e culturais, ao resgate do corpo na construção do conhecimento, aos processos de interação e de aprendizagem reticular e à influência do contexto nessa criação. Assim, na perspectiva do pensamento complexo, a relação entre ensino e aprendizagem não é apenas ativa, mas também situada | pt_BR |
dc.format.extent | p. 30-56 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem situada | pt_BR |
dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | pensamento complexo | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo? | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2024-02 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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PISCHETOLA; MIRANDA. Metodologias Ativas. p. 30-56.pdf Acceso restringido | 184,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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