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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPISCHETOLA, Magda-
dc.contributor.authorMIRANDA, Lyana Thédiga de-
dc.date.accessioned2024-02-19T19:28:48Z-
dc.date.available2024-02-19T19:28:48Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.citationPISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Thédiga de. Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo?. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 30-56, fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55141-
dc.descriptionDocumento não inclui notas de rodapé.pt_BR
dc.description.abstractAs metodologias ativas pressupõem uma revisão profunda das dinâmicas da sala de aula conhecida como "tradicional", destacando a necessidade de considerar o aluno como sujeito ativo. Apesar de reconhecermos o amplo potencial dessas propostas para a didática, defendemos que, quando amparadas em um discurso acrítico, as metodologias ativas podem abrir caminhos para novos tecnicismos e configurar-se apenas como um modismo. A partir dessa premissa, o texto destaca dois pontos que merecem reflexão. No primeiro, constata-se que essas propostas já fazem parte da teoria e da prática educacional há mais de um século, com contribuições de pensadores como Dewey e Bruner, entre outros. Sua disseminação atual enquanto métodos "inovadores" se deve ao resgate da aprendizagem em torno de problemas reais, relacionados com as futuras profissões, e ao advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação, que representam a plataforma ideal para o seu desenvolvimento. No segundo ponto, questiona-se a consideração das metodologias ativas como a solução para a crise da educação, o que implica uma visão reducionista da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem. Destaca-se, portanto, a necessidade de a educação retirar a sua atenção exclusiva nos indivíduos - o professor, bem como o aluno - para voltar-se aos grupos sociais e culturais, ao resgate do corpo na construção do conhecimento, aos processos de interação e de aprendizagem reticular e à influência do contexto nessa criação. Assim, na perspectiva do pensamento complexo, a relação entre ensino e aprendizagem não é apenas ativa, mas também situadapt_BR
dc.format.extentp. 30-56pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectaprendizagem situadapt_BR
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjectpensamento complexopt_BR
dc.titleMetodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2024-02-
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PISCHETOLA; MIRANDA. Metodologias Ativas. p. 30-56.pdf
  Acceso restringido
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