Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55128
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PAIVA, Fábio | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jacilene | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T18:24:55Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T18:24:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jacilene. A utilização de Histórias em Quadrinhos como recurso didático nos anos iniciais da EJA em Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55128 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho combina pesquisa bibliográfica e análise documental, utilizando uma abordagem qualitativa para examinar documentos curriculares da secretaria de educação do Recife. A coleta de dados foi realizada explorando os documentos específicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos iniciais. A análise qualitativa de conteúdo foi empregada para categorizar informações e identificar padrões relacionados ao uso de História em Quadrinhos (HQs) na EJA. O problema central investigado é a utilização de HQs como recurso didático, considerando percepções pedagógicas, resistência institucional e impacto no engajamento dos estudantes. O objetivo geral é analisar as possibilidades de uso das HQs para melhorar as práticas pedagógicas na EJA em escolas do Recife, com objetivos específicos de examinar o uso, verificar a existência de acervo adequado e sugerir obras e temas relevantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Histórias em Quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | EJA em Recife-PE | pt_BR |
dc.title | A Utilização de Histórias em Quadrinhos como Recurso Didático nos Anos Iniciais da EJA em Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3359789039661331 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3548373782384450 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4784-4433/print | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC A utilização de Histórias em Quadrinhos como recurso didático nos anos iniciais da EJA em Recife.pdf | 6,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons