Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55126

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDE CHIARO, Sylvia-
dc.contributor.authorSILVA, Nathanael Noberto da-
dc.date.accessioned2024-02-19T18:16:24Z-
dc.date.available2024-02-19T18:16:24Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.date.submitted2024-02-04-
dc.identifier.citationSILVA, Nathanael Noberto da; DE CHIARO, Sylvia. Residência Pedagógica em Argumentação durante a pandemia da COVID-19: estratégias e adaptações. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55126-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise das Estratégias Potencialmente Argumentativas (EPAs) no contexto educacional durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa se concentra em um programa de Residência Pedagógica, onde estudantes de Pedagogia atuaram como residentes sob a orientação das professoras coordenadora (Universidade) e preceptora (Escola). Durante o período pandêmico, a prática pedagógica desses residentes passou por diferentes fases, cada uma com demandas educacionais específicas. O objetivo central deste estudo foi compreender como as demandas educacionais em constante mudança impactaram o desenvolvimento e a implementação das EPAs. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo a análise documental dos planejamentos das EPAs e consulta a fontes oficiais que descrevem as fases de ensino durante a pandemia. Os dados foram organizados de acordo com os objetivos específicos, permitindo uma análise das EPAs em cada fase. Este estudo contribui para compreender como os educadores podem adaptar suas estratégias pedagógicas em situações excepcionais. Além disso, destaca a importância da flexibilidade e da resposta ágil às necessidades dos estudantes. Este trabalho oferece insights para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas interessados em compreender como a educação se ajustou durante a pandemia e como as EPAs podem ser otimizadas para enfrentar desafios semelhantes no futuro.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleResidência Pedagógica em Argumentação durante a pandemia da COVID-19: estratégias e adaptaçõespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1873742068021652pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduationCE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8153-0569pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nathanael Noberto da Silva.pdf315,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons