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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55116

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Adriana Paula de Andrade da Costa e Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Hellen Mayra de Castro-
dc.date.accessioned2024-02-19T14:06:04Z-
dc.date.available2024-02-19T14:06:04Z-
dc.date.issued2023-04-05-
dc.date.submitted2024-02-15-
dc.identifier.citationSILVA, Hellen Mayra de Castro. Dano moral por falta de informação adequada? Estudo de uma decisão jurídica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Odontologia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55116-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo ilustrar e discutir, utilizando caso apreciado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, situações em que a comunicação entre profissional/paciente pode não ter sido adequada, e por isto ter gerado dano moral. A decisão jurídica versou sobre um caso relativo à especialidade implantodontia, onde a autora alega ter recebido tratamento diferente do contratado. Segundo ela, contratou o implante de três coroas dentárias e recebeu um bloco dentário. Foi caracterizado dano moral justamente pela frustração da autora com o ocorrido. Este caso promoveu a necessidade de se discutir sobre os problemas de comunicação dentro da Odontologia, que em face de emprego de informações técnicas ou complexas podem dificultar o entendimento do paciente. Conclui-se ser imperativa uma comunicação adequada entre profissional/paciente, em linguagem simples e clara, de modo que ele possa tomar suas escolhas e decisões, de forma mais segura e esclarecida, exercendo assim sua autonomia, sobretudo para o sucesso do tratamento contratado, evitando-se que situações judiciais de responsabilização profissional precisem ocorrer.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDano moralpt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleDano moral por falta de informação adequada ? Estudo de uma decisão jurídicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3111283587806890pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1242902482957661pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study was to illustrate and discuss, using a case heard by the Court of Pernambuco, situations in which communication between a professional professional/patient communication may not have been adequate, and for this reason may have caused moral damage. A legal decision dealt with a case relating to the specialty of implant dentistry, in which the where the plaintiff claims to have received different treatment from that contracted. According to her, she contracted the three dental crowns and received a dental block. Moral was characterized precisely because of the plaintiff's frustration with what happened. This case the need to discuss communication problems within dentistry, which the use of technical or complex information can make it difficult for patients to understand. patient's understanding. The conclusion is that adequate communication between professional/patient, in simple and clear language, so that they can make their choices and decisions more safely. choices and decisions in a safer and more informed way, thus exercising their autonomy, This is especially important for the success of the treatment contracted, and avoids the need for judicial professional accountability.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-8763-3320pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

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