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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55104
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LEAL, Ana Lúcia | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vinícius Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-10T01:03:46Z | - |
dc.date.available | 2024-02-10T01:03:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vinícius Pereira da. A relação entre a aversão à Matemática e o potencial resiliente apresentado em estudantes do terceiro ano do ensino médio. 2023. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura Matemática, (Caa-Nfd) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55104 | - |
dc.description.abstract | Sabemos que ao longo da trajetória acadêmica o/a estudante pode passar por uma série de situações, tanto boas como ruins, que podem ser provocadas por vários fatores. As situações difíceis geram medo e/ou aversão a algo ou alguém. Não raro, a Matemática é cercada por medos e angústias por parte do alunado. Caso a situação tenha sido enfrentada e superada, com ganhos reais para o amadurecimento de cada um/a, diríamos que estamos diante de pessoas fortemente resilientes. A Resiliência consiste na capacidade de lidar com as adversidades e, ao superá-las, transformar-se para melhor. Apesar dela ser um atributo humano dinâmico, que varia a depender de cada momento e situações vivenciadas, ela comumente sinaliza um perfil geral. O nosso trabalho partiu do pressuposto de que alunos/as que possuem algum tipo de aversão à Matemática, apresentam um baixo nível de Resiliência. Nesse sentido, investigamos se o nível de Resiliência apresentado no momento da pesquisa, por 98 alunos/as do terceiro ano do ensino médio, em uma escola de tempo integral de Pernambuco, poderia sugerir alguma relação com o modo como enfrentam situações ansiógenas em relação à aprendizagem da Matemática. A coleta de dados ocorreu através da utilização de dois questionários, um voltado à investigação da aversão à Matemática e outro sobre a Resiliência. Após a análise dos mesmos, concluímos que, diferente do que pensávamos, o público que apresentava características de aversão/medo a Matemática, cerca de 27 alunos/as, em sua maioria possuía Resiliência Média Alta. Ou seja, apesar do público investigado apresentar algum traço de aversão, isso não implicou em uma Resiliência frágil. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aversão | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Resiliência | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A relação entre a aversão à Matemática e o potencial resiliente apresentado em estudantes do terceiro ano do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3332851517160315 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6290932776785382 | pt_BR |
dc.description.abstractx | We know that throughout their academic career, students can experience a series of situations, both good and bad, which can be caused by various factors. Difficult situations generate fear and/or aversion to something or someone. Mathematics is often surrounded by fear and anguish on the part of students. If the situation has been faced and overcome, with real gains for each person's maturity, we would say that we are dealing with strongly resilient people. Resilience is the ability to deal with adversity and, in overcoming it, to change for the better. Although it is a dynamic human attribute, which varies depending on each moment and situation experienced, it commonly indicates a general profile. Our work was based on the assumption that students who have some kind of aversion to math have a low level of resilience. In this sense, we investigated whether the level of resilience shown at the time of the research by third-year high school students at a full-time school in Pernambuco could suggest any relationship with the way they face anxiety-inducing situations in relation to learning mathematics. Data was collected using two questionnaires, one aimed at investigating aversion to mathematics and the other on resilience. After analyzing the questionnaires, we concluded that, contrary to what we had thought, the majority of those who showed characteristics of aversion/fear of mathematics had High Average Resilience. In other words, although the public investigated had some traits of aversion, this did not imply fragile resilience. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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