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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55078
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Rosane Maria Alencar da | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Giselly Karine de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T14:21:25Z | - |
dc.date.available | 2024-02-08T14:21:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Giselly Karine de. O engajamento discente em tempos de pandemia: uso de metodologias ativas no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55078 | - |
dc.description.abstract | Frente à pandemia da COVID-19 o Ensino Remoto Emergencial surge como estratégia para continuidade das atividades acadêmicas de ensino durante os semestres remotos instituídos pelas universidades públicas. O estudo em questão aborda o Engajamento Discente, associado ao uso de metodologias ativas, no curso de graduação em Sistemas de Informação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo foi investigar de que forma ocorreu o engajamento discente, com o uso de metodologias ativas, a partir da percepção dos alunos vinculados ao Curso de Graduação em Sistemas de Informação, nos semestres remotos investigados. A pesquisa é um estudo de caso, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário produzido no google forms contendo 06 questões, encaminhado via link para os e-mails dos alunos. Após as delimitações no campo da pesquisa, 62 discentes colaboraram com o estudo. Foram identificadas a utilização das seguintes metodologias ativas nos semestres remotos: sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas-PBL e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os resultados evidenciam que o engajamento discente apresenta variações no período da pandemia, por meio da utilização de metodologias ativas como abordagem de ensino-aprendizagem. Embora os estudos que serviram de base para a investigação apresentarem questões relacionadas ao ensino presencial, as discussões desta pesquisa apontam aspectos do engajamento discente durante o Ensino Remoto Emergencial no curso de Sistemas de Informação. Apesar de indicarem algumas dificuldades encontradas em relação a abrupta adaptação ao modelo remoto, como por exemplo a dificuldade de adequação das aulas ao remoto, os discentes participantes mencionam motivação para as atividades, se sentem ativos como membros da turma, assim como consideram que as metodologias ativas podem ser utilizadas em outras disciplinas. O estudo do engajamento no contexto da educação pode auxiliar as IES a desenvolver estratégias para melhorar a produtividade, permanência e, consequentemente, a qualidade de vida dos discentes. Além disso, vale reforçar que mesmo após o período pandêmico, é importante a universidade pública continuar buscando estratégias inovadoras que se mostrem em oposição ao formato transmissão de conteúdo, principalmente considerando situações de excepcionalidades como foi a pandemia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários - Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | O engajamento discente em tempos de pandemia : uso de metodologias ativas no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4533079494060341 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9651674615477406 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | Faced with the COVID-19 pandemic, Emergency Remote Teaching emerges as a strategy for the continuity of academic teaching activities during the remote semesters established by public universities. The study in question addresses Student Engagement, associated with the use of active methodologies, in the undergraduate course in Information Systems at the Informatics Center of the Federal University of Pernambuco. The objective was to investigate how student engagement occurred, using active methodologies, based on the perception of students linked to the Graduation Course in Information Systems, in remote semesters. The research is a case study, with an exploratory character and a qualitative approach. The instrument used was a questionnaire produced in Google Forms containing 06 questions, sent via link to the students' e-mails. After the delimitations in the research field, 62 students collaborated with the study. The use of the following active methodologies in remote semesters was identified: flipped classroom, Problem-Based Learning-PBL and Project-Based Learning. The results show that student engagement varies during the pandemic period, through the use of active methodologies as a teaching-learning approach. Although the studies that served as the basis for the investigation present issues related to face-to-face teaching, the discussions in this research point to aspects of student engagement during Emergency Remote Teaching in the Information Systems course. Despite indicating some difficulties encountered in relation to the abrupt adaptation to the remote model, such as the difficulty of adapting the classes to the remote, the participating students mention motivation for the activities, they feel active as members of the class, as well as considering that the methodologies assets can be used in other disciplines. The study of engagement in the context of education can help HEIs to develop strategies to improve productivity, permanence and, consequently, the quality of life of students. In addition, it is worth emphasizing that even after the pandemic period, it is important for the public university to continue seeking innovative strategies that are in opposition to the content transmission format, especially considering exceptional situations such as the pandemic. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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DISSERTACAO Giselly Karine de Souza.pdf | 887,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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