Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55068
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VISCONTI, Eduardo de Lima | - |
dc.contributor.author | CEZAR NETO, Mauricio Correia | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T16:24:52Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T16:24:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
dc.identifier.citation | CEZAR NETO, Mauricio Correia. Nelson Ferreira e o frevo pernambucano: uma trajetória em dissonância. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55068 | - |
dc.description.abstract | O maestro Nelson Ferreira foi uma pessoa de grande atuação no setor cultural de Pernambuco, por cerca de cinco décadas. Atuou como pianista e líder de orquestra no cinema mudo. Foi radialista, arranjador, regente e diretor artístico da gravadora Rozemblit. Como compositor, passeou por diversos gêneros musicais, tendo várias de suas canções gravadas pelos mais renomados cantores da era do rádio. No entanto, foi no frevo que Nelson Ferreira alcançou as suas maiores conquistas e é nesse contexto que iremos nos debruçar. Dono de um discurso conservador, Nelson defendia a tese de que o frevo não deveria ser modernizado, mas, ao mesmo tempo, observamos que nem sempre isso era seguido nas suas produções musicais. De posse de tais informações, pretendemos analisar/investigar os dois lados dessa relação conflituosa em que Nelson Ferreira, por um lado, se apresenta como o homem poderoso do mercado cultural, subordinado aos interesses comerciais daquele meio e, por outro, o Nelson Ferreira compositor, que em seu discurso, defendia o frevo em seus moldes “tradicionais”. Para tal, faremos uso de textos jornalísticos, trabalhos acadêmicos, depoimentos e análises, tentando, assim, elucidar as suas contribuições para a estruturação e difusão do frevo pernambucano. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Nelson Ferreira | pt_BR |
dc.subject | Frevo | pt_BR |
dc.subject | Tradição | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.title | Nelson Ferreira e o frevo pernambucano : uma trajetória em dissonância | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9613109623037194 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4699380237879942 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | Maestro Nelson Ferreira was a prominent figure in Pernambuco's cultural sector for about five decades. He worked as a pianist and orchestra leader in silent films and was also a radio host, arranger, conductor, and artistic director at the Rozemblit record label. As a composer, he explored various musical genres, and many of his songs were recorded by renowned singers from the radio era. However, it was in the frevo genre that Nelson Ferreira achieved his greatest accomplishments, and it is within this context that we will focus our analysis. Despite holding a conservative stance, Nelson advocated that frevo should not be modernized. Nevertheless, we can observe that this was not always followed in his musical productions. Armed with this information, we aim to investigate both sides of this conflicting relationship in which Nelson Ferreira, on one hand, presents himself as a powerful figure in the cultural market, subordinated to its commercial interests, and on the other hand, as a composer who advocated for frevo in its "traditional" form. To achieve this, we will use journalistic texts, academic works, testimonials, and analyses, in an attempt to shed light on his contributions to the structuring and dissemination of Pernambuco's frevo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mauricio Correia Cezar Neto.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons