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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55064

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Ana Lúcia Borba de-
dc.contributor.authorBARROS, Hellen Christina Justino-
dc.date.accessioned2024-02-07T16:14:03Z-
dc.date.available2024-02-07T16:14:03Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.citationBARROS, Hellen Christina Justino. A internacionalização da pós-graduação: um olhar a partir da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55064-
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo analisar como vem se dando as práticas de internacionalização nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no quadriênio 2017-2021, com conceito 5-7, sendo os sujeitos entrevistados os coordenadores de cursos. A pesquisa é do tipo estudo de caso, tendo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como lócus de pesquisa, sendo um campo fértil em relação a essa temática, tendo frequentemente noticiado o aparecimento da instituição em rankings internacionais em termos de pesquisa e ensino, envolvendo a graduação e a pós-graduação, sendo esse último ainda menos evidenciado nos critérios e o objeto de atuação dessa pesquisa. Em conformidade com os objetivos da pesquisa e face à natureza qualitativa da investigação, lançamos mão da análise documental e de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e vice-coordenadores dos cursos de pós-graduação. Para o tratamento das informações, recorremos à análise de conteúdo proposta por Bardin. Os dados da pesquisa mostram que existem várias práticas visando internacionalizar os programas estudados com o objetivo de qualificar os mesmos, entretanto, ainda existe uma estreita necessidade de refletir de maneira mais institucionalizada e articulada sobre a inserção da universidade e da pós-graduação no cenário da internacionalização. Muitas práticas que buscam internacionalizar os programas ainda estão correlacionadas com a mensuração e a pressão das notas nos rankings nacionais e internacionais, que por sua vez impactam em financiamentos e investimentos para os programas e docentes. A pesquisa revela que a internacionalização dos programas estudados vem acontecendo, em sua maioria, de forma espontânea e por meio de ações isoladas em cada programa/Centro, seja por docentes mais antigos ou pela gestão, porém é possível perceber que algumas ações institucionais começam a vislumbrar a internacionalização como política, como a recente aprovação da Resolução no 02/2023, conduzida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titleA internacionalização da pós-graduação : um olhar a partir da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0711542889347603pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1313351595425296pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to analyze how internationalization practices have been taking place in the stricto sensu Postgraduate Programs at the Federal University of Pernambuco (UFPE), evaluated by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the four-year period 2017- 2021, with concept 5-7, with the subjects interviewed being course coordinators. The research is of the case study type, with the Federal University of Pernambuco (UFPE) as the research locus, being a fertile field in relation to this theme, having frequently reported the institution's appearance in international rankings in terms of research and teaching, involving undergraduate and postgraduate studies, the latter being even less evident in the criteria and the object of action of this research. In accordance with the research objectives and given the qualitative nature of the investigation, we used documentary analysis and semi-structured interviews with the coordinators and vice-coordinators of the postgraduate courses. To process the information, we used the content analysis proposed by Bardin. The research data show that there are several practices aimed at internationalizing the programs studied with the aim of qualifying them, however, there is still a strict need to reflect in a more institutionalized and articulated way on the insertion of the university and postgraduate studies in the scenario of internationalization. Many practices that seek to internationalize programs are still correlated with the measurement and pressure of grades in national and international rankings, which in turn impact financing and investments for programs and teachers. The research reveals that the internationalization of the programs studied has been happening, for the most part, spontaneously and through isolated actions in each program/Center, whether by older teachers or management, however it is possible to notice that some institutional actions are beginning to envision internationalization as a policy, such as the recent approval of Resolution No. 02/2023, led by the Directorate of International Relations (DRI).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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