Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55059

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNUNES, Patrícia de Souza-
dc.date.accessioned2024-02-07T11:55:01Z-
dc.date.available2024-02-07T11:55:01Z-
dc.date.created2023-12-30-
dc.identifier.issn2179-9938pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55059-
dc.description.abstractEste artigo, de cunho exploratório, tem como objetivo construir uma reflexão teórica acerca das noções de imagem, imaginário e experiência estética a partir de Gilbert Durand (1997), Gilles Deleuze y Félix Guattari (1992) e Eduardo Duarte (2019), especialmente. Em seguida, realiza-se uma articulação entre os pensamentos dos autores com um estudo sobre as imagens das mulheres nas narrativas da publicidade (outdoor) e das intervenções urbanas (grafite) na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Para tanto, apresenta-se imagens e falas de grafiteiras e publicitários para composição do debate. Ao final, constata-se que é possível pensar a complexidade dessas imagens femininas na cultura sob a luz das teorias.pt_BR
dc.format.mimetypePDFpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPassagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, v. 14, 2023, p. 1–19.pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.titleImagem, imaginário e experiência estética: possíveis articulações teóricas em um estudo sobre as mulheres nas narrativas urbanaspt_BR
dc.title.alternativeImage, imaginary and aesthetic experience: possible theoretical articulations in a study about women in urban narrativespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4136203927118663pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.abstractxThis article, of exploratory nature, aims to build a theoretical reflection about the notions of image, imaginary and aesthetic experience from Gilbert Durand (1997), Gilles Deleuze y Félix Guattari (1992) and Eduardo Duarte (2019), especially. Then, an articulation between the authors' thoughts is performed with a study on the images of women in the narratives of advertising (billboard) and urban interventions (graffiti) in the city of Natal, capital of Rio Grande do Norte. To this end, images and speeches of graffiti artists and advertisers are presented to compose the debate. In the end, it is possible to think about the complexity of these female images in culture under the light of theories.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas: Ciências Sociais Aplicadas: Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Socialpt_BR
dc.subjectxImaginarypt_BR
dc.subjectxImagept_BR
dc.subjectxAesthetic experiencept_BR
dc.subjectxWomanpt_BR
dc.subjectxCitypt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0212-7788pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos de periódicos (CAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nunes_Artigo Rev. Passagens 2023.pdf567,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons