Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55009

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto-
dc.contributor.authorSANTOS, Helena Fernandes-
dc.date.accessioned2024-02-05T16:16:45Z-
dc.date.available2024-02-05T16:16:45Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Helena Fernandes. A atuação do movimento social das pessoas com deficiência na Assembleia Nacional Constituinte brasileira. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55009-
dc.description.abstractA Constituição Federal de 1988 representou um marco na garantia de direitos para as pessoas com deficiência. Antes de sua promulgação havia apenas uma referência constitucional aos direitos das Pessoas com deficiência (PcD), a Emenda n° 12, de 1978, conhecida como “Emenda Thales Ramalho”. No texto final, oito artigos passaram a fazer referência explícita às PcD e outros quatro comtemplaram suas demandas. Como esse resultado foi possível? O principal objetivo do presente trabalho é analisar as estratégias utilizadas pelo Movimento PcD antes e durante a Assembleia Nacional Constituinte (ANC), 1987-1988, suas demandas e quais foram incluídas no texto constitucional. Para atingir tal objetivo o presente trabalho utiliza métodos mistos. Com o intuito de registrar as percepções dos participantes do próprio movimento, examinamos o conteúdo das entrevistas do livro História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil (LANNA JÚNIOR, 2010), além disso, foram analisados discursos de parlamentares e ativistas. Os principais resultados indicam que: a) o movimento PcD conseguiu persuadir as autoridades e sociedade; b) o foco do lobby do movimento foi nas audiências públicas da Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias; e c) o contato prévio com parlamentares e as motivações pessoais dos constituintes para participar da Subcomissão foram facilitadores para a ação do movimento. Ademais, foi produzido um banco com 217 normas relativas às PcD promulgadas entre 1988 e 2020. Este trabalho avança nossa compreensão sobre o movimento PcD suas estratégias de mobilização, principalmente na Assembleia Nacional Constituinte e seu papel na promoção de políticas inclusivas. Os resultados podem ser úteis para formulação de novas políticas públicas inclusivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectBrasil. Assembléia Constituinte (1987-1988)pt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.titleA Atuação do movimento social das pessoas com deficiência na Assembleia Nacional Constituinte brasileirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3012810135687276pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6683806605359913pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxThe 1988 Federal Constitution marked a milestone in ensuring rights for people with disabilities. Before its promulgation, there was only one constitutional reference to the rights of People with Disabilities (PwD), Amendment No. 12 of 1978, known as the "Thales Ramalho Amendment." In the final text, eight articles began to explicitly reference PwDs, and another four addressed their demands. How was this outcome achieved? The primary objective of this study is to analyze the strategies used by the PwD Movement before and during the National Constituent Assembly (NCA), 1987-1988, their demands, and which ones were included in the constitutional text. To achieve this objective, the present study employs mixed methods. In order to capture the perspectives of participants within the movement, we examined the content of interviews from the book "History of the Political Movement of People with Disabilities in Brazil" (LANNA JÚNIOR, 2010). Additionally, speeches from lawmakers and activists were analyzed. The main findings indicate that: a) the PwD movement managed to persuade authorities and society; b) the movement's lobbying efforts primarily focused on public hearings of the Subcommittee on Blacks, Indigenous Populations, Disabled Persons, and Minorities; and c) prior contact with lawmakers and the personal motivations of constituents to participate in the Subcommittee facilitated the movement's actions. Furthermore, a repository containing 217 regulations related to PwDs, enacted between 1988 and 2020, was compiled. This work advances our understanding of the PwD movement, its mobilization strategies, particularly within the National Constituent Assembly, and its role in promoting inclusive policies. The results can be valuable for the formulation of new inclusive public policies.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Helena Fernandes Santos.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons