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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54997

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Suzano de Aquino-
dc.contributor.authorSANTOS, Jonas Barbosa dos-
dc.date.accessioned2024-02-05T13:04:24Z-
dc.date.available2024-02-05T13:04:24Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Jonas Barbosa dos. Liberdade e responsabilidade em Sartre: limites e possibilidades da filosofia no Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54997-
dc.description.abstractJean-Paul Sartre (1905-1980) defende que o ser-humano é livre para fazer escolhas, mas essa liberdade traz consigo a responsabilidade pelas consequências de suas ações. De acordo com o filósofo existencialista francês, a angústia surge a partir do momento em que o homem tem consciência dessa liberdade e se compreende como o único responsável por seus atos. Já a má- fé surge quando o homem se recusa a experimentar essa liberdade, buscando refúgio em desculpas e evita o enfrentamento das consequências de suas ações. Vivenciar esses conceitos em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental numa escola pública municipal apresenta- se como um desafio muito grande, visto a necessidade de trazer esses conceitos em uma linguagem mais acessível e pautada no cotidiano dos seres-discentes de maneira que os mesmos possam compreendê-los de uma forma relevante, desenvolvendo uma consciência crítica e responsável. Neste sentido, admitindo o paradigma hermenêutico e por se tratar de uma pesquisa teórica e bibliográfica, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os resultados de uma intervenção prática realizada em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental sobre o estudo do existencialismo, tomando como base os conceitos de liberdade e responsabilidade presentes em “O Ser e o Nada (1943)” de Sartre. O caminho buscado para isso foi o estudo dos conceitos sartrianos através das metodologias inov-ativas, colocando o ser-discente como protagonista de seu aprendizado a partir da metodologia problema-pergunta-diálogo-conceito. Os seres-discentes ao perceberem que cada um dos conceitos têm relação com a sua vida e que todas as suas escolhas têm um impacto sobre si mesmos e sobre os outros, bem como é ele o único responsável por cada decisão de agir ou fugir, podem ser incentivados a tomar decisões mais conscientes e éticas, possibilitando uma reflexão sobre sua vida e a dos outros seres que habitam o mundo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsaios - Filosofia - Contemporâneapt_BR
dc.subjectLiberdade intelectualpt_BR
dc.subjectResponsabilidade educacionalpt_BR
dc.subjectAngústia (Psicologia)pt_BR
dc.subjectDolo - Fraudept_BR
dc.titleLiberdade e responsabilidade em Sartre : limites e possibilidades da filosofia no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4773705992214592pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0169983389537362pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxJean-Paul Sartre (1905-1980) sostiene que los seres humanos son libres de tomar decisiones, pero esta libertad conlleva responsabilidad por las consecuencias de sus acciones. Según el filósofo existencialista francés, la angustia surge a partir del momento en que el hombre es consciente de esa libertad y se entiende como el único responsable de sus actos. La mala fe surge cuando el hombre se niega a experimentar esta libertad, refugiándose en excusas y evitando afrontar las consecuencias de sus actos. Experimentar estos conceptos en una clase de cuarto año de primaria de un colegio público municipal se presenta como un desafío muy grande, dada la necesidad de llevar estos conceptos a un lenguaje más accesible y basado en la cotidianidad de los seres-alumnos para que puedan entenderlos de manera relevante, desarrollando una conciencia crítica y responsable. En este sentido, admitiendo el paradigma hermenéutico y por tratarse de una investigación teórica y bibliográfica, esta investigación tiene como objetivo general indagar en los resultados de una intervención práctica realizada en una clase de cuarto año de Educación Primaria sobre el estudio del existencialismo, tomando como como base los conceptos de libertad y responsabilidad presentes en “El ser y la nada” de Sartre (1943). El camino buscado para ello fue el estudio de los conceptos sartreanos a través de metodologías innovadoras, colocando al estudiante como protagonista de su aprendizaje a partir de la metodología problema-pregunta-diálogo-concepto. Cuando los estudiantes se dan cuenta de que cada uno de los conceptos está relacionado con sus vidas y que todas sus elecciones tienen un impacto en ellos mismos y en los demás, así como que son los únicos responsables de cada decisión de actuar o huir, se les puede animar a tomar decisiones más conscientes y éticas, que permitan reflexionar sobre su vida y la de otros seres que habitan el mundo.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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