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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54993

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Soraia de-
dc.contributor.authorCOUTINHO, Giovanna Rocha-
dc.contributor.authorDAVIS, Angela Yvonne-
dc.contributor.authorMIOTO, Regina Célia Tamaso-
dc.contributor.authorPAULO NETTO, José-
dc.date.accessioned2024-02-02T22:31:51Z-
dc.date.available2024-02-02T22:31:51Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-12-26-
dc.identifier.citationCoutinho, Giovanna Rocha. Desigualdade de gênero e de raça: uma análise da educação de crianças e adolescentes negros e negras na pandemia COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54993-
dc.description.abstractEsta monografia aborda o tema do direito à Educação, com foco no contexto pandemia, período no qual crianças e adolescentes negros e negras vivenciaram experiências diferentes de crianças e adolescentes brancos e brancas em razão do racismo estrutural que determina as relações sociais brasileiras aliado à desigualdade de gênero, bem como devido ao agravamento do retrocesso econômico e político. Como metodologia, esta pesquisa adotou a pesquisa qualitativa por meio da coleta de dados bibliográfica e documental e como método utilizou o materialismo histórico- dialético junto à análise do vínculo ideológico entre o capitalismo, racismo e sexismo. A pandemia ocasionou severos impactos na vida de crianças e adolescentes negros e negras pobres, pois inviabilizou um desenvolvimento igualitário, justo e qualitativo na esfera educacional desse grupo. Por mais que o poder público brasileiro tenha tomado ações para fins de redução da desigualdade educacional sofrida pelo público infantojuvenil negro, o Estado brasileiro atuou de forma muito insuficiente e breve na garantia do direito à Educação para crianças e adolescentes negros e negras durante a pandemia. Logo, apreende-se que é preciso exigir do Estado brasileiro o devido cumprimento do seu dever para a garantia plena e a prioridade absoluta dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros, sobretudo por meio da força dos movimentos sociais que lutam pela erradicação da desigualdade de classe, gênero e raça.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPandemia no Brasilpt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectRacismo Estruturalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDesigualdade social no Brasil.pt_BR
dc.titleDesigualdade de gênero e de raça: uma análise da educação de crianças e adolescentes negros e negras na pandemia COVID-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCLEMENTE, Flávia da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8465975651556260pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph addresses the issue of the right to education, with a focus on the pandemic context, a period in which black children and adolescents have had different experiences from white children and adolescents due to the structural racism that determines Brazilian social relations combined with gender inequality, as well as due to the worsening economic and political setback. As a methodology, this research adopted qualitative research through bibliographic and documentary data collection and as a method it used historical-dialectical materialism together with the analysis of the ideological link between capitalism, racism and sexism. The pandemic has had a severe impact on the lives of poor black children and adolescents, as it has made it impossible for this group to develop equally, fairly and qualitatively in the educational sphere. As much as the Brazilian government has taken action to reduce the educational inequality suffered by black children and adolescents, the Brazilian state has acted very insufficiently and briefly in guaranteeing the right to education for black children and adolescents during the pandemic. Therefore, it is clear that the Brazilian state must fulfill its duty to fully guarantee and give absolute priority to the rights of Brazilian children and adolescents, especially through the strength of social movements fighting to eradicate inequality of class, gender and race.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3845365828533014pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

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