Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5496
Título: Interferência eletromagnética na faixa de telefonia móvel celular
Autor(es): SOARES, João Renato Aguiar
Palavras-chave: Radiofreqüência; Radiodifusão e Telefonia móvel
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Renato Aguiar Soares, João; Cardoso da Rocha Júnior, Valdemar. Interferência eletromagnética na faixa de telefonia móvel celular. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo realizada na cidade de Manaus/AM, cujo objetivo principal é avaliar o nível de concentração da potência dos sinais dos serviços de radiodifusão e dos serviços de telefonia móvel que ocorrem em determinadas áreas da cidade e incidem sobre o cidadão que por ali reside ou transita. Com os resultados apurados das medições pretende-se descobrir se em alguma área da cidade a superposição dos sinais de telefonia móvel é superior à superposição dos sinais de radiodifusão. As fontes geradoras desses sinais foram mapeadas sobre a planta da cidade o que possibilitou a seleção de três áreas, com características distintas, para serem efetuadas as medições dos níveis da potência das portadoras de radiofreqüência. As medições dos sinais foram realizadas com analisadores de espectro. Os resultados das medições em cada área foram agrupados por tipos de serviços e comparados os seus somatórios, para análise do nível de concentração. Foi feito um estudo da propagação dos sinais medidos em uma das áreas. Este trabalho contribuiu na correção e complementação do mapeamento dos sítios de uma operadora de telefonia móvel, na geração de informações sobre a superposição de sinais eletromagnéticos, no esclarecimento de que em nenhuma das três áreas selecionadas a concentração dos sinais dos serviços e telefonia móvel é superior à concentração dos sinais de radiodifusão e propôs um modelo de predição de sinais na faixa de telefonia móvel em ambientes urbanos, cujas simulações computacionais deste modelo apresentaram resultados satisfatórios
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5496
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6986_1.pdf5,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.