Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5493
Título: Vibrações em encostas produzidas por tráfego de veículos
Autor(es): Tavares da Silva, Felipe
Palavras-chave: Vibrações; Tráfego; Veículos; Estabilidade; Encostas
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Tavares da Silva, Felipe; Inacio de souza Leão àvila, José. Vibrações em encostas produzidas por tráfego de veículos. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: O problema de vibrações produzidas pelo fluxo de tráfego de veículos está intimamente ligado à propagação de ondas pelo solo. As fontes geradoras de onda são os veículos e o foco do problema pode se apresentar de diversas formas: de inconvenientes em estruturas de edificações próximas a possíveis desestabilizações em encostas. Vias de tráfego próximas a cristas de taludes é um problema em potencial a ser estudado. As ondas oriundas do tráfego, ao atingirem o talude, podem causar efeitos erosivos e deslizamentos. Neste trabalho, tomou-se como caso de estudo a via de tráfego de veículos localizada na falésia do Cabo Branco, na cidade de João Pessoa. Localizada próxima ao talude, esta via teve o fluxo de veículos interrompido devido à suspeição de que os efeitos vibratórios do tráfego contribuiriam para a desestabilização do talude. Desta forma, para este estudo foram desenvolvidos modelos numéricos com a finalidade de verificar a desestabilização do talude, através da análise das acelerações das partículas no talude. As ações dinâmicas correspondiam ao tráfego de veículos próximo à crista da encosta. O modelo foi desenvolvido em elementos finitos através do programa ANSYS e os resultados foram comparados e analisados por meio de parâmetros propostos na literatura, que envolvem tensões, acelerações e propriedades do solo. Os resultados obtidos indicaram acelerações no maciço de magnitude inferior às que produziriam risco de deslizamento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5493
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6148_1.pdf6,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.