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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54863

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Edvânia Tôrres Aguiar-
dc.contributor.authorSAMPAIO, Francisco Jean Carlos de Souza-
dc.date.accessioned2024-01-29T16:29:25Z-
dc.date.available2024-01-29T16:29:25Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Francisco Jean Carlos de Souza. Avaliação das peças orçamentárias dos serviços de saneamento básico dos municípios de médio porte do semiárido paraibano: o caso de Sousa e Cajazeiras. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54863-
dc.description.abstractNo Brasil, a gestão dos serviços de saneamento é realizada pela iniciativa privada ou por ente estatal, sendo que a gestão estatal, por sua vez, pode ocorrer por intermédio de companhias estaduais ou pelo próprio município. No presente trabalho, o estudo procura comparar os resultados da gestão estadual com a municipal. O problema levantado nesta pesquisa é a inexistência de alinhamento entre as ações planejadas e as metas traçadas, referentes ao abastecimento de água e o esgotamento sanitário, com as efetivamente implantadas pelo município de Sousa e/ou pelo município de Cajazeiras, executadas, respectivamente, por intermédio do Departamento de Águas e Esgotos e Saneamento Ambiental de Sousa - DAESA, e da Companhia Estadual de Saneamento Básico do Estado da Paraíba – CAGEPA. Neste sentido, o cerne desta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre as Peças Orçamentárias de duas gestões municipais, ocorridas nos mandatos de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020, cruzando-as com as ações e as metas definidas nos Planos Diretores e nos Planos Municipais de Saneamento Básico, referentes às ações e metas definidas para o atendimento dos serviços de Saneamento, e mais especificamente para o abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. Para o município de Sousa, pelo fato de o Plano Municipal de Saneamento Básico estar em discussão, foi utilizada a Lei Complementar no 031, de 04 de maio de 2004, que dispõe sobre os serviços públicos de água e esgoto no município. O estudo desse conjunto de documentos, dos dados coletados em entrevistas realizadas com os secretários municipais e com os chefes locais dos Escritórios da CAGEPA, no caso de Cajazeiras, e do DAESA, no caso de Sousa, e da visita in loco, buscou investigar os impactos sociais gerados pelo processo de planejamento, discussão e execução orçamentária e pela efetividade ou não das ações e metas definidas nos documentos citados e destinadas ao atendimento dos serviços de Saneamento, tendo como alvo a universalização. No estudo, são levantadas as ações que foram efetivamente realizadas e as metas atingidas, relacionadas aos serviços de Saneamento, propostas nas Peças Orçamentárias das gestões dos municípios pesquisados, bem como aquelas ações que não se efetivaram e as metas que não foram atingidas. Enfim, foi possível comparar os resultados obtidos com a municipalização dos serviços, no caso da cidade de Sousa, com a gestão estadual, na cidade de Cajazeiras, podendo-se afirmar que o não alinhamento entre o planejamento das ações e das metas traçadas com as efetivamente realizadas ocasiona resultados referentes aos serviços de Saneamento (abastecimento de água potável e esgotamento sanitário) insatisfatórios para a população, apresentando a municipalização dos dados percentuais em termos de quantidades de ações realizadas, metas atingidas e valores orçamentários aplicados, em relação ao que foi planejado, melhores do que a estadualização do saneamento, indicando que, além de ter a prerrogativa na concessão dos serviços, os municípios devem assumir o papel de protagonistas quando se tem como alvo o atendimento pleno.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaneamento Básicopt_BR
dc.subjectOrçamento Públicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Urbanopt_BR
dc.titleAvaliação das peças orçamentárias dos serviços de saneamento básico dos municípios de médio porte do semiárido paraibano : o caso de Sousa e Cajazeiraspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Ronald Fernando Albuquerque-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1457882752623185pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2073947620231592pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, the management of sanitation services is carried out by the private sector or by a state entity, and state management, in turn, can occur through state companies or by the municipality itself. In the present work, the study seeks to compare the results of state management with municipal management. The problem raised in this research is the lack of alignment between the planned actions and the goals set, regarding water supply and sanitation, with those effectively implemented by the municipality of Sousa and/or the municipality of Cajazeiras, executed, respectively, through the Department of water and Sewerage and environmental sanitation of Sousa - DAESA, and the state company of basic sanitation of the state of Paraíba - CAGEPA. In this sense, the core of this research aims to analyze the relationship between the budget pieces of two municipal administrations, which occurred in the mandates from 2013 to 2016 and from 2017 to 2020, crossing them with the actions and goals defined in the Master Plans and in the municipal plans of basic sanitation, referring to the actions and goals defined for the attendance of sanitation services, and more specifically for the supply of drinking water and sewage. For the municipality of Sousa, due to the fact that the Municipal basic sanitation plan is under discussion, complementary Law No. 031 of 04/05/2004 was used, which provides for public water and sewage services in the municipality. The study of this set of documents, the data collected in interviews with municipal secretaries and local heads of offices of CAGEPA, in the case of Cajazeiras, and DAESA, in the case of Sousa, and the on-site visit sought to investigate the social impacts generated by the process of planning, discussion and budget execution and the effectiveness or not of the actions and goals defined in the documents cited and aimed at serving sanitation services, aiming at universalization. In the study, the actions that were effectively carried out and the goals achieved are raised, related to sanitation services, proposed in the budget pieces of the administrations of the municipalities surveyed, as well as those actions that were not carried out and the goals that were not achieved. Finally, it was possible to compare the results obtained with the municipalization of services, in the case of the city of Sousa, with the state management, in the city of Cajazeiras, and it can be stated that the non-alignment between the planning of actions and goals outlined with those actually carried out causes unsatisfactory results regarding sanitation services( drinking water supply and sewage) for the population, presenting the municipalization, in relation to what was planned, better than the statualization of sanitation, indicating that in addition to having the prerogative in the concession of services, municipalities must assume the role of protagonists when full service is targeted.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0135223826250526pt_BR
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