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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorRAMOS, Hugo Felipe Tavares-
dc.date.accessioned2024-01-26T16:37:55Z-
dc.date.available2024-01-26T16:37:55Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.citationRAMOS, Hugo Felipe Tavares. Sistema de responsabilização da rede estadual de ensino de Pernambuco e sua interferência no Ensino Médio: avaliando o Programa de Modernização da Gestão. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54809-
dc.description.abstractEm Pernambuco, temos o Programa de Modernização da Gestão, voltado para a implementação de um Sistema de Responsabilização na rede de ensino. O mesmo foi criado em 2008 e está pautado em uma proposta de gestão, onde o foco central é a melhoria dos resultados alcançados nos índices da educação em Pernambuco. Para isso, adota como orientação referências que se baseia em um programa de gestão por resultados. Esse programa é fruto da reforma gerencial do estado. Diante desse cenário, o objetivo geral da pesquisa foi identificar como as características de um Sistema de Responsabilização/ Accountability estão norteando o processo de gestão educacional e escolar da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. A metodologia utilizada envolveu a utilização de métodos, própria de uma pesquisa avaliativa, adotando os seguintes procedimentos metodológicos: análise documental; revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com gestores e professores da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. A pesquisa teve como campo de estudo escolas vinculadas à Gerência Regional de Educação Mata Norte. Em nossos resultados, identificamos a existência dos procedimentos como formações específicas para os gestores e professores das disciplinas avaliadas no SAEPE e SAEB. Além disso, temos mecanismos nas escolas que vão desde a realização de aulões e simulados até o acompanhamento do aluno em domicílio para realização das avaliações externas. Encontramos que, o processo de gestão escolar e organização do trabalho pedagógico dos professores, encontram-se direcionado para o atendimento dos testes. Isso se expressa desde a realização de avaliações das disciplinas seguindo o modelo das avaliações externas até o envio de alunos para outras escolas, no processo de preparação para os testes. Além disso, identificamos que atualmente, a maior parte dos professores efetivos busca a oferta de Ensino Médio da EJA, enquanto a maior parte dos contratados acaba assumindo as vagas da oferta em Tempo Integral.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSistema de responsabilização da rede estadual de ensino de Pernambuco e sua interferência no Ensino Médio : avaliando o Programa de Modernização da Gestãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4500346530453255pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxIn Pernambuco, we have the Management Modernization Program, aimed at implementing an Accountability System in the education network. It was created in 2008 and is based on a management proposal, where the central focus is improving the results achieved in education indices in Pernambuco. To do this, it adopts references as guidance based on a results-based management program. This program is the result of the state's management reform. In this scenario, the general objective of the research was to identify how the characteristics of a Responsibility System are guiding the educational and school management process of the Pernambuco State Education Network. The methodology used involved the use of methods typical of evaluative research, adopting the following methodological procedures: document analysis; bibliographic review and semi-structured interviews with managers and teachers from the Pernambuco State Education Network. The field of study of the research was schools linked to the Mata Norte Regional Education Management. In our results, we identified the existence of the procedures as specific training for managers and teachers of the subjects evaluated in SAEPE and SAEB. Furthermore, we have mechanisms in schools that range from holding classes and simulations to monitoring the student at home to carry out external assessments. We found that the school management process and organization of teachers' pedagogical work are directed towards meeting tests. This is expressed from carrying out subject assessments following the model of external assessments to sending students to other schools in the process of preparing for the tests. Furthermore, we identified that currently, the majority of permanent teachers seek the EJA High School offer, while the majority of those hired end up taking on the full-time vacancies offered.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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